Combos

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Painel Led Flexível

Pensou que já tinha visto de tudo? Repense.

O sonho de consumo de designers e consumidores em ter uma fonte de luz uniforme, eficiente, customizável flexível, dupla-face e leve está se tornando realidade. A empresa Design Led abre as portas para uma nova geração de produtos de iluminação ao criar um revolucionário painel led flexível.



Muito leve, fino e formatável, com iluminação uniforme e anti-ofuscante, apresenta baixo consumo e longa vida útil. É flexível e resistente a impactos e a umidade. É capaz de produzir 20.000 lúmens por metro quadrado, sem necessidade de nenhum tipo de dissipação térmica.

A tecnologia consiste de um fino filme plástico com leds incorporados, criando um composto ótico altamente eficiente e com iluminação dupla-face.

O produto abre uma nova gama de possibilidades para arquitetos e designers da industria de iluminação residencial, comercial, moveleira, aeronautica e automotiva.

Para maiores informações, visite a Design LED Products Limited no site www.designledproducts.com .

Não deixe de ver o incrível vídeo que apresenta o produto, clicando aqui.



Desde a primeira evolução dos leds com a adoção da tecnologia COB, ou chips-on-board (veja mais em http://www.cidadeled.com/destaques), os fabricantes buscam por alternativas para melhorar a qualidade de luz produzida pelos produtos com led. Atualmente, as lâmpadas com COB já são competitivas em preço com as lâmpadas power led, e apresentam um resultado luminoso melhor.



Os painéis led também são uma solução muito eficiente e tendem a substituir os atuais plafons para lâmpadas fluorescentes compactas. A principal vantagem dos painéis led é a alta eficiência: produz iluminação uniforme com baixo consumo de energia. Além disso, é muito fino e pode ser encontrado em diversos formatos.



A desvantagem ainda é o preço, cerca de três vezez mais caro que o tradicional plafon com lâmpadas econômicas.


A busca por inovação continua motivando fabricantes. A Philips está em protótipo com uma lâmpada que produz 200 lúmens x watt contra 110 lúmens x watt da lampada fluorescente tubular mais eficiente do mercado. Resumindo: mais luz com a mesma quantidade de energia. A técnica consiste em obter luz branca através da combinação de leds coloridos, ou RGB. Diferentemente de seus últimos lançamentos para os padrões bulbo E27 ou dicróica MR16, esse protótipo deve ser comercializado com terminais de quatro pinos, similar as fluorescentes tubulares.

Outras empresas investem em paineis flexíveis. É o caso da Tazmo Co Ltd, a maior fabricante de painel LCD no Japão, que desenvolveu um painel led com eficiência luminosa de 30 lúmens por watt.



Dada a alta eficiência luminosa, o painel tornou-se objeto de desejo do mercado de iluminação. Para mais informações, veja a matéria de Tetsuo Nozawa, da Nikkei Electronics, na página da Tech on na página http://techon.nikkeibp.co.jp/english/NEWS_EN/20120119/203731/ .


Outra de olho nesse mercado, a LG Chem anunciou o painel led flexível feito de filme plástico. A empresa informou que a fase de desenvolvimento foi completada e que a produção será feita por um processo especial que garantirá real flexibilidade e luminosidade ao filme.



As características de total flexibilidade abrirá um cenário sem precedentes para designers e desenvolvimento de novas aplicações na indústria. A empresa espera iniciar a produção em massa na primeira metade de 2015. Vamos esperar.

Veja a matéria completa escrita por nicole88 na Led Inside, em http://www.ledinside.com/products/2013/7/lg_chem_announces_flexible_oled_panels_making_of_plastic_films_20130702 .






Nenhum comentário:

Postar um comentário