Combos

sábado, 18 de janeiro de 2014

Tutorial - Como Instalar Fita Led Colorida RGB

Esse artigo é continuidade do escrito anteriormente, sob título Como Instalar Fita Led.
Você também poderá se interessar por fita led alta tensão.

   Para adquirir um kit personalizado, montado e funcionando, de acordo com a sua necessidade, entre em contato com a equipe de vendas, clicando aqui e peça um orçamento.

Na oportunidade, escrevi sobre a instalação de fitas led unicolores em diversos cenários. Agora, escrevo sobre as fitas led coloridas, com ou sem controle remoto, em diversas situações de utilização.

Segue abaixo uma lista dos tópicos abordados:
  • Instalação de fita led RGB com controle remoto 
  • Controle remoto para fita led RGB
  • Controlador para fita led RGB
  • Fonte para fita led RGB
  • Instalação de fita led RGB com mini dimmer
  • O que é o amplificador para fita led RGB?
  • Instalação de duas fitas led RGB com amplificador
  • Cortar fita led RGB
  • Soldar um conector para fita led RGB
  • Emendar fita led RGB com solda
  • Unir fita led RGB com conector
  • Cabo para fita led RGB
  • Colagem de fita led em painel ou espelho
  • Colagem de fita led em cortineiro ou tabica

Já conhece a fita led profissional, sem fonte, ligada diretamente na rede elétrica? Veja aqui.
Instalação de fita led RGB com controle remoto

Para a instalação você precisará de um rolo de fita led colorida (1), uma fonte de alimentação (2) e um controlador com controle remoto (3).



Primeiro encaixe os conectores do controlador e da fita respeitando a polaridade - conforme o sinal em relevo, destacado abaixo (1). Depois, plugue a fonte de alimentação no controlador (2).



E é só isso. O kit instalado pode ser visto abaixo:




Controle remoto para fita led RGB

Dicas sobre o controle remoto: o modelo mais comum é óptico, e portanto existe um led na face superior (1) do controle remoto que precisa ser apontada para o receptor que existe no controlador - aqueles dois fios que terminam em uma pecinha negra (1). Certifique-se de que esse receptor não fique escondido sobre o gesso ou oculto atrás do painel, sob pena de não funcionar o controle remoto.
Pode parecer obvio, mas muitas vezes a ansiedade leva pessoas a tentarem utilizar o controle remoto sem retirar o lacre que protege a bateria (2). Lembre-se de retirar o lacre.


Controle remoto: parte integrante do controlador RGB


Controlador para fita led RGB

Em geral os controladores possuem somente um cabo para ligação da fita led colorida, diferentemente do modelo abaixo que possui dois cabos (1) - detalhe dos cabos na figura 2. 


Caso seu controlador tenha somente um cabo, e você precise de ligar duas fitas coloridas, uma opção prática é a utilização do cabo Y (figura 3).
Outra opção é emendar a fita - procedimento que será explicado no decorrer desse artigo.
Dica: geralmente os controladores suportam duas fitas coloridas. Entretanto, garanta que a fonte de alimentação seja dimensionada apropriadamente para essa carga adicional.


Fonte para fita led RGB

Como saber se a fonte de alimentação é adequada para a fita led? O primeiro passo é comprar um kit de fita, controlador e fonte com seu fornecedor que sejam compatíveis. Caso você tenha algum conhecimento técnico, poderá usar seus próprios critérios. 
Uma regra prática é que a fonte tenha 3 àmperes para um rolo de fita com 5 metros. Veja abaixo como encontrar essa informação na fonte de alimentação (trecho em destaque).



Instalação de fita led RGB com mini dimmer

Essa é uma boa opção de instalação para quem não gosto de controle remoto. Nesse caso o mini controlador que fica ligado na fita possue pequenos botões que realizam as mesmas funções do controle remoto.

Para essa instalação você precisará de um rolo de fita led colorida (1), uma fonte de alimentação (2), um conector tipo P4 fêmea (3) e um mini dimmer RGB (4).






Aparafuse os fios do mini dimmer RGB no conector P4 fêmea (1) - respeitando a polaridade, conforme o detalhe (2). Depois, encaixe a saída do mini dimmer RGB no conector da fita led (3). Observe a posição correta de encaixe, identificada por pequenos símbolos em relevo, conforme detalhe (4) e (5). 



O resultado final pode ser visto abaixo.



O que é o amplificador para fita led RGB?

O amplificador é um componente que permite a instalação de um número ilimitado de fitas led RGB, em total sincronismo com as cores e efeitos da fita principal (aquela que esta ligada diretamente no controlador ou mini dimmer). 
Além do sincronismo, a segunda vantagem do controlador é que cada rolo de fita será ligado através de sua própria fonte de alimentação. Evita-se assim a necessidade de uma única fonte de alimentação com alta potência, bem como a fiação que seria necessária para alimentar as fitas.


O esquema acima ilustra a sequência de instalação de fita led com amplificador. A seguir explicarei na prática como realizar essa instalação.


Instalação de duas fitas RGB com amplificador

Para essa instalação será necessário um rolo de fita led principal (1), uma fonte de alimentação (2), um controlador com controle remoto (3), um segundo rolo de fita led (4) com a respectiva fonte de alimentação (5), um conector tipo P4 fêmea (6) e um mini amplificador (7).





Primeiro, conecte o controlador, o primeiro rolo de fita led e a fonte principal, conforme explicado no início desse artigo (1).



A seguir, faça a ligação dos fios de alimentação do mini amplificador no conector P4 (2). Cuidado para não inverter a polaridade. Observe que o amplificador possui além dos fios de alimentação, mais dois conectores: um de entrada (3) e um de saída (4) - este fica do mesmo lado dos fios de alimentação.




Conecte o segundo rolo de fita led no conector de saída do mini amplificador (5), observando a correta polaridade (6). Faça o mesmo com o conector de entrada, ligando-o no final do primeiro rolo de fita led.


Observação: o amplificador é sempre ligado no final do rolo de fita anterior para poder sincronizar as cores da fita subsequente.


Cortar fita led RGB

A fita led colorida pode ser cortada de acordo com a necessidade. Para isso, localize na fita os pontos de corte, conforme exemplo (1). Faça o corte com uma tesoura (2). Sempre que possível aplique estanho com um ferro de solda nos quatro terminais, para evitar oxidação.



Soldar um conector para fita led RGB

Para soldar um conector de quatro vias do tipo RGB na fita proceda conforme a sequência da imagem.
Prepare os quatro pontos de solda com estanho (1), a seguir solde os fios respeitando a legenda - sendo R para vermelho, G para verde, B para azul (2). O detalhe do conector aparece na imagem 3.





Emendar uma fita RGB com solda


A emenda deverá ser feita sempre com fitas do mesmo modelo.
Prepare os cortes da fita conforme abaixo (1) e solde os terminais com estanho (2). A seguir, encoste os pontos que serão soldados (3). Solde cada um dos pontos com o ferro de solda (4).


O resultado poderá ser visto na figura acima (5).


Unir fita led RGB com conector

Há um conector específico para unir segmentos de fita led RGB. Vide abaixo a fita colorida (1) e o conector (2).



O conector possui conexão por pressão e não depende do uso de ferro de solda, estanho ou ferramentas - vide detalhe (1).


Abra a tampa do conector (2), encaixe a fita colorida sob os terminais (3) e feche a tampa do conector (4).
O resultado final de um segmento de fita colorida com o conector pode ser visto abaixo:



Cabo para fita led RGB

Na eventual necessidade de extensões ou emendas de segmentos de fita colorida, a melhor opção é a utilização de um cabo de 4 vias, conforme o modelo abaixo:




Colagem de fita led em painel ou espelho

O melhor resultado em uniformidade da iluminação indireta é obtido através do processo abaixo. A fita led é colada na face posterior do painel, de forma que os leds da fita direcionem a iluminação para a parede.
Para isso, o painel deverá contar com um recuo na porção superior, com cerca de 5 cm.



Abaixo, os resultados que podem ser obtidos com essa técnica:


Fita led instalada atrás do espelho



Fita led instalada sobre a cabeceira



Fita led instalada atrás do painel



Colagem de fita led em cortineiro ou tabica


Para colagem no cortineiro, o primeiro passo é limpar a superfície com um pano úmido para evitar a presença de pó. Corte a fita na medida correta antes de iniciar a colagem. Posicione a fita cerca de 3 a 5 cm acima do nível do teto ou gesso, dentro do cortineiro, e com os leds direcionados para a parede ou cortina, conforme ilustrado abaixo.



O uso dessa técnica resulta nos seguintes resultados:


Fita led colorida instalada em cortineiro



Fita led branca instalada em tabica



Fita led colorida instalada em tabica



   Para adquirir um kit personalizado, montado e funcionando, de acordo com a sua necessidade, entre em contato com a equipe de vendas, clicando aqui e peça um orçamento.



Deixe seus comentários e/ou dúvidas, e assim ajude-nos a melhorar esse artigo.


112 comentários:

  1. BOA TARDE!
    Achei ótimo o trabalho.
    Queria instalar 30 metros de fita led branca com dimmer. Será que poderiam me mandar um esquema de com devo proceder na instalação? A fita LED SMD3528 de 300LEDs que possui 24W/rolo é que pretendo instalar.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Muito obrigado.
    Sebastião Celso - e-mail= ventrilhos@uol.com.br / Tel 11 957992531. - São Paulo - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua fita é branca, as instruções desse link poderão ajudar: http://blog.cidadeled.com/2014/01/tutorial-como-instalar-fita-led.html

      Excluir
  2. Bom Dia,
    Tenho uma fita igual essa sua, funciona normalmente, só de um tempo pra cá, quando desligo no controle a luz fica azul como se estivesse acesa e não fica mais apagada, sabe me dizer o pq isso acontece?
    Gostaria de perguntar se sabe me dizer se tem como resetar essa caixinha branca o controlador, pois o meu não está mais respondendo as cores do controle, se aperto a cor amarela acende a verde, se escolho a verde aparece azul, etc...
    Ela começou a ficar assim após realizar o corte.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O procedimento de corte não costuma danificar a fita, a não ser que tenha sido executado com a fita acesa (as lâminas da tesoura ou alicate provocam um curto-circuito nas trilhas da fita). Outro ponto a comentar é, caso você tenha outros controles remotos similares, garanta que não tenha trocado um pelo outro, pois eles não são padronizados, ou seja, muitas vezes a cor de um fabricante é outra cor em outro fabricante. O controlador de fita led não possui botão de reset.

      Excluir
    2. Olá amigo tenho um problema parecido com o seu amigo eu desligo no controle e ela fica azul fraquinha, nao tem como eu ter trocado os controles tenho apenas uma fita, e mesmo ligada o azul nao apaga assim interferindo nas cores, se coloco verde ta la a azul ligada se coloco vermelha fica rosa pq a azul ta ligada, ta ai troquei a caixinha com quem comprei por outra pronto resolvido, mas voltou a dar o mesmo problema e agora ? nao tenho como fica toda hora trocando de caixinha já troquei 3 vezes o dono da loja axa que eu to estragando as caixinhas já, eu nao cortei a fita nem nada uso a fonte que veio com ela nunca mexi em nada o que pode ser ?

      Excluir
    3. Aparenta ser novamente um problema no controlador. O que você pode fazer é levar na loja e pedir para testarem com outra fita, daí ficaria comprovado se o problema é na fita ou no controlador.

      Excluir
    4. instalei uma fita de rgb com controlador de controle e ao tentar desliga-lo pelo controle ele acende uma luz mais fraca, liguei as duas fases (220v) nos fios que alimentam uma outra lampada, tou achando que seja isso e ma fonte de alimentacao de 5 a, ja troquei 3x vezes o controlador e uma vez a fita de led me ajudem por favor!!

      Excluir
    5. Orlando, se você já trocou o controlador, pode ser a fonte sim. Verifique as conexões também pra certificar que a ligação está correta.

      Excluir
  3. Olá!
    Pelo qeu vi tenho que ligar uma fonte 30 W (12 V e 3A) para cada fita de led. Poderia ligar, por exemplo, uma de 60 W (12 V 6A) para suprir duas fitas em paralelo?
    Obrigado,

    ResponderExcluir
  4. Ola gostaria de saber como faço pra cortar em varios pedaços em um som automotivo ,e depois juntalos na central para produzir os efeitos como faço a junção dos pedaços com a central

    ResponderExcluir
  5. Use pedaços do cabo 4 vias para fita led RGB, conforme mostrado acima no artigo. Com ele, você poderá cortar a fita em trechos, e também usá-lo como extensão caso a fita fique distante da central. Já detalhes sobre a central e os efeitos disponíveis é recomendado buscar as instruções com o fabricante.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde e feliz 2015!

    Estou usando o amplificador de fita de led RGB (igual ao modelo do exemplo). O problema é que assim que eu ligo o amplificador na fonte a fita acende sem eu mandar qualquer comando pelo controle. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcio. Pode ser um defeito no amplificador, pois ele deve mimetizar as cores que foram selecionadas na fita anterior. Mas por se tratar de uma instalação complexa, confira os seguintes pontos abaixo:
    1) o amplificador deve ser instalado a partir do segundo rolo de fita RGB
    2) para o primeiro rolo de fita, deve ser usado um controlador RGB normal
    3) teste o controlador com o primeiro rolo de fita, e somente depois adicione o amplificador e o segundo rolo
    4) o amplificador deve mimetizar, ou seja, ele deve copiar as cores do primeiro rolo de fita para o segundo rolo de fita
    5) assim, se o primeiro rolo de fita já tem uma cor definida, o amplificador determinará para o segundo rolo as mesmas cores - se for esse o cenário, o funcionamento do amplificador está correto.
    6) os rolos de fita devem ser do mesmo modelo, pois alguns rolos tem conexões diferentes, o que pode ocasionar inversão de verde e vermelho, entre outras.

    ResponderExcluir
  8. Ola boa noite primeiramente ótimo site. Minha pergunta é:
    1 Como eu LIGO essa fita RGB no som automotivo
    2 Tem como ligar pra acender no ritimo do da batida do grave se tiver seria como com resistor ? Como seria
    3 E cortando a fita o controle fucionatal normalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe, para as perguntas 1 e 2 entendo que será necessário algum acessório que converta a intensidade de som em brilho dos leds. Eu não conheço tal acessório, nunca usei as fitas led nessa configuração.
      3. O controle remoto funcionará com qualquer tamanho de fita led, desde que no intervalo de 8cm (pontos de corte a cada 3 leds) a 5 metros.

      Excluir
  9. Bom dia! parabéns .pelo site.Gostaria de saber se posso emendar 3 fitas de LED com 5 metros cada e usar uma fonte e um controlador para os 15m.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até 2 rolos com 5 metros cada podem ser emendados, e ainda assim é um risco calculado, pois estará quase no limite de potência do controlador. PAra a emenda, procure no texto acima o ítem "Emendar fita led RGB com solda". Diferentemente, para 3 rolos de fita certamente o controlador queimaria, nesse caso a melhor solução é intercalar um amplificador entre o segundo e o terceiro rolos - vide detalhes no corpo do texto acima, procuro por "amplificador".

      Excluir
  10. OLA BOA TARDE GOSTEI MTO DO SITE MESMO... BOM GOSTARIA DE SABER SE A FITA LED BRANCA 3528 rgb É A MESMA DA COLORIDAS 3528 E SE TEM COMO CONVERTER A BRANCA EM COLOR ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fita RGB mais comum utiliza leds SMD modelo 5050 (neste modelo existem três pastilhas de semicondutor em cada led, uma para cada cor: R, G e B), assim cada led individualmente pode reproduzir todas as cores e tonalidades. Existem fitas RGB com leds 3528, que são mais raras e pouco comerciais. Nestas, cada led reproduz uma única cor (ou R, ou G ou B) e por isso a utilização é diferente: boa para efeitos piscantes, mas péssima para compor tonalidades de cores (impossível reproduzir a cor branca, por exemplo).
      Assim, cada led SMD tipo 3528 já vem da fábrica com a cor definida, seja branca fria, quente, vermelha, verde ou azul, e não é possível alterar a cor.

      Excluir
  11. Boa Noite!

    Em meu quarto, possuo 15 m (3 rolos) de fita RGB 5050. todos ligados sem amplificador de sinal e em apenas 1 controlador e uma fonte de 4.5 A. Apesar de saber que este procedimento sobrecarrega todo o conjunto, o funcionamento se deu perfeitamente durante 1 ano, até que a fonte veio a queimar e assim que substituída, tudo se normalizou. Porém, hoje, o sistema se comportou de maneira atípica. Com a fonte ligada à alimentação 12 V e controle em modo "OFF", as fitas ficaram na cor VERDE, o controlador não responde aos comandos e assim por diante. Como já tive a experiência de trocar a fonte, a substituí e o problema persistiu, para testar se o problema era na fita, liguei apenas um rolo ao sistema, o que tornaria o conjunto PADRÃO de ligação e mesmo assim não obtive êxito. Peço gentilmente que esclareçam o que pode ter ocorrido, bem como, se possível, uma solução para o problema. Caso haja necessidade de adquirir mais algum complemento ao que tenho e caso vendam os mesmos, me coloco à disposição para analisar uma possível compra. Aguardo retorno. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bergson, realmente o conjunto está sobrecarregado e sujeito a danos e intermitências. O que pode ocorrer nestes casos é que ambos, controlador e fonte, estejam danificados devido ao dimensionamento incorreto. Em alguns casos, o primeiro rolo de fita (aquele mais próximo da fonte) pode estar danificado também.
      Assim, para resolver o problema, é recomendada a instalação com 3 fontes de 5 ampères , 1 controlador e 1 amplificador. Essa instalação está explicada acima, na tópico "Instalação de 2 fitas led RGB com amplificador".

      Excluir
  12. Boa noite, excelente site sobre o assunto.
    Estou fazendo uma ligação com 6 rolos de 5 metros cada continuo, posso utilizar o amplificador para esta quantidade de rolos, com uma fonte para cada segmento através do amplificador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilizando o amplificador não há limitação de comprimento, visto que cada conjunto fita+amplificador tem a sua própria fonte.O amplificador é somente para manter o sincronismo das cores. Nesse caso você precisaria de 5 amplificadores, 6 fontes, 6 rolos de fita e 1 controlador remoto. Portanto a resposta é sim, pode fazer essa ligação e tudo vai funcionar. Dica: adicione um conjunto de cada vez e teste.

      Excluir
  13. Posso usar cabos de rede UTP? preciso usar cabos de 50 Cm para ligar fitas de 3 metros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano, nunca usei este cabo, mas dada a baixa potência e baixa tensão do circuito de fita led, não haveria problemas. Boa sorte!

      Excluir
  14. Instalei no armário do banheiro...
    Apenas a led vermelha está acendendo.
    O que fiz de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fita pode estar na cor vermelha por ter sido a última cor selecionada no contrador.
      Assim, teste o controle remoto:
      1)teste a função liga/desliga
      2)teste a mudança de cores - ao menos a intensidade do vermelho deveria mudar um pouco
      Se nada ocorrer nos testes 1 e 2, o defeito deve estar relacionado com o controle remoto. Nesse caso, verifique a pilha, verifique se o sensor do controlador está exposto (a maioria dos sensores de controle remoto é optica, e não pode ficar escondida atrás dos móveis.
      Se os testes 1 e 2 produzem alguma resposta, então pode ser defeito no controlador da fita led ou problemas na conexão da fita.

      Excluir
  15. vou emendar dois rolos de fita led 5050 rgb de 5m ja tenho duas fontes 5a posso usa-las ou tenho que usar duas fontes de 3a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma fonte de 5A para cada rolo rgb está ok, pode usar sim. O detalhe é que nesse cenário não recomendo emendar as fitas rgb, e sim montar dois conjuntos, cada um com um rolo e uma fonte. Daí o sincronismo das cores precisa ser feito através de um amplificador - leia detalhes no todo desse artigo.

      Excluir
    2. ou melhor as minhas fontes sao de 6a nao de 5a tem algum problema?

      Excluir
    3. Elizangela, o cenário que descrevi anteriormente ainda é o mais recomendado.
      Contudo, caso você queira tentar emendar as fitas RGB, utilize apenas uma das fontes, mas esteja ciente de que a fonte irá operar no limite, podendo gerar instabilidade e reduzir a sua vida útil.
      Observação: mesmo tendo em mãos duas fontes de 12 volts, na prática a voltagem nunca é exata, e por isso não se pode ligar fontes em paralelo, sob pena de que uma fonte queimaria a outra.

      Excluir
  16. montei dois conjuntos de fita led de 5 metros seguindo o artigo com duas fontes e um amplificador funcionou 100% mas quando desligo no controle o segundo conjunto fica piscando com as luzes bem fracas mas quando ligo volta ao normal o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil dizer sem testar, mas pode ser o amplificador ou a fonte.Tente o mais simples, ou seja, tente inverter as fontes pra ver se melhora.

      Excluir
  17. Boa noite,

    Numa fita de 5m com uma emenda, posso usar um amplificador sem alimentação?
    Usando só alimentação inicial.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não ultrapassar muito os 5 metros basta emendar, sem o amplificador; contudo, se utilizar o amplificador, precisará de uma segunda fonte de alimentação. Por concepção de projeto, o amplificador não consegue aproveitar a alimentação do trecho de fita anterior.

      Excluir
  18. Vou instalar no teto e para não ficar a fonte pendurada, posso facilmente fazer uma extensão? ou apagar alguns leds em sequencia ate chegar na fonte? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas opções para esse caso: 1) deixar os leds ligados mesmo que dentro do forro, ou atrás dos móveis, não é um problema; ou 2) utilizar uma extensão, que pode ser fios paralelo de alto falante (0,75mm ou mais fino) - para fita RGB existe um cabinho com 4 vias, mas se não conseguir este, use dois pedaços de fios paralelo de alto falante.

      Excluir
  19. Boa noite.. EXCELENTE TUTORIAL,!

    Preciso instalar as RGB numa sanca de 12m...
    A ideia é fazer duas fitas de 6 com emenda, utilizando uma fonte de 45W para cada fita, e entre elas um amplificador!
    Seria a melhor opção ou teria outra sugestão?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, a idéia é perfeita. Apenas para ter um pouco mais de durabilidade, recomendo 2 fontes de 60W.

      Excluir
  20. Olá, havia entendido que apenas era necessário um fonte para meu sistema inteiro de fita de LED.

    E calculei que precisaria apenas de uma fonte de 12v com capacidade para 30A (amperes) ou 360 W. Já que quero colocar o modelo LED SMD5050 com 300 LEDs por rolo (60 luzes por metro) e precisarei de 25 metros.

    Pelo que entendi você usou uma fonte para cada rolo de 5 metros.

    Fora isso sei que precisarei de um controle remoto, quatro mini amplificadores, quatro conectores tipo P4 fêmea. Esses valores já que precisarei de 5 rolos de fita de LED (25m). Seriam esses os equipamentos necessários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretíssimo. Para 5 rolos de fita RGB precisará de 1 controle remoto, 4 amplificadores e 5 fontes.

      Excluir
  21. Bom dia quero usar 3m metros de led para iluminação do armário e mais 2m para iluminação em outro armário o rolo que comprei é de 05m com uma fonte e um controle se comprar mais uma fonte e outro controle consigo fazer funcionar com apenas um controle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erick, sua pergunta pode ser respondida de duas formas:
      1)mesmo que você faça dois conjuntos de fita + fonte + controlador, geralmente os controles remotos são iguais, mesma frequência, e assim um controle poderá comandar os dois conjuntos;
      2)contudo, se você quer sincronismo nas cores e comandos, precisará interligar os dois conjuntos com um amplificador

      Excluir
  22. Boa noite. Pretendo instalar 5 rolos de fita RGB no perímetro de uma piscina, sob a pingadeira. Assim, pergunto: 1 - tal instalação é segura quanto aos usuários da piscina? 2 - sua empresa fornece o material necessário? 3- a fixação com fita adesiva dupla face é suficiente? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal para áreas sujeitas a umidade é utilizar a fita led blindada. Nas emendas e conexões, completar o isolamento com silicone incolor. A dupla face que acompanha a fita led tem aderência limitada, especialmente para sustentar o peso da fita blindada, assim o silicone incolor poderá ajudar na fixação. Eu geralmente forneço os materiais sim, mas no momento estou com estoque zerado.

      Excluir
  23. Boa noite! Eu vou comprar um rolo de 5 metros RGB e cortar em 2 pedaços de 2,20, para instalar na parte de cima e outro na parte de baixo de um painel. Posso ficar com uma fonte e um controle só? Pois quero controlar os dois ao mesmo tempo. Qual é a melhor maneira de fazer essa emenda? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, pode usar um kit só, e para unir os dois trechos utilize um cabo para fita led RGB. Procure acima no tutorial o capítulo "Cabo para fita led RGB".

      Excluir
  24. ola, gostaria de saber se dá para conectar 3 fitas com um kit só, mudando o drive para 9 a e colocando amplificadores na emenda?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, essa ligação eu nunca fiz, mas pode ser que funcione. O que não pode é ligar os três rolos em série e emendar as fitas sem o uso do amplificador, pois poderia romper as trilhas de primeira fita.

      Excluir
  25. Amigo estou fazendo uma instalação com fita rgb e usando conectores de pressão pras quinas, só que ao cortar as fitas no lugar apropriado, fazendo a conexão, ela não estar mantendo padrão, de cor. voce saberia o poque ou onde eu errei? desde já agradeço e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindolfo, é difícil saber sem avaliar a fita, mas presumo duas possibilidades: fitas de fabricantes diferentes, ou um dos trechos de fita invertidos (todos os trechos da fita devem sempre ser alimentados em um mesmo lado). Boa sorte.

      Excluir
  26. Bom dia, minha fita de led parou de funcionar a partir de uma parte as cores azul, vermelho e as vezes quando mexo a verde também apaga, o que pode ser? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser mau contato, em alguma parte, a fita ou conector está danificada.

      Excluir
  27. bom dia, tenho uma fita led rbg, estava instalando ela num painel, depois da instalação finalizada testei só com a luz azul acesa e funcionou lega, dps eu botei pra piscar, quando percebi que um trecho estava faltando luzes acesas, logo depois voltei para a cor azul e a partir de uma parte as luzes azul e vermelha não pegam, a verde continua pegando em toda a fita (5mt)
    espero que me ajude! obg

    ResponderExcluir
  28. gostaria de saber o que acontece se eu pegar a primeira fita e cortar , e eu ligar ao invez de Rcom R , eu ligar Rcom B, GcomB, oque acontece , eu estava querendo assim o primeiro pedaço acende vermelho o segundo azul,...e assim por diante alternando cores de um pedaço de led um de outro. Como faço.obrigado

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    O meu eletrecista instalou a fita de led de 15 com a emenda uma bem pequena preta, mas quando vou ligar não esta pegando tudo da mesma cor um lado pega azul e o outro vermelho, sabe me dizer o que esta errado, se tem que usar mais de uma fonte, ou fonte maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline, pode ser que os dois trechos de fitas sejam de modelos ou fabricantes diferentes. Se for esse o caso, a emenda não funcionará, e o eletricista precisa soldar as conexões invertendo a azul e vermelha.

      Excluir
  30. Olá. Comprei 2 rolos de 5 m de fita RGB 5050 e no teste, verifiquei que o verde e o vermelho respondem invertidos por qq um dos controles remotos, mas isso não seria um problema. Verifiquei que o controle remoto funciona somente no máximo a 2 m do sensor do controlador (isso é o normal?). Montei as duas fitas em série dentro da minha sanca que já possui lâmpadas fluorescentes alimentadas por outro circuito. Quando ligo a fita LED algumas fluorescentes ficam piscando(?), e o comando das fitas fica muito difícil de ser feito. Após muitas tentativas, as vezes eu aperto vermelho e ela desliga, ou as vezes muda para branco. Isso com o controle remoto a apenas 10 cm de distância. Estou usando uma das fontes que recebi que é de 12V 2 A para alimentar as duas fitas.
    Pergunto: Qual a distância normal que o controle remoto funciona?
    O que pode estar errado para o difícil comando do controlador?

    Grato
    Renato
    renoldeoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renol, tente uma fonte de pelo menos 6A (ideal 10A) - a fonte fraca deve estar gerando este efeito pisca-pisca, bem como os ruídos elétricos que interferem em outros produtos.
      Caso você tenha um pedacinho desta fita led sobrando, ligue apenas este pedacinho na fonte de 12V 2A que você tem, para testar. Deverá funcionar adequadamente.
      O controle remoto deveria funcionar a 5 metros. Se o botão vermelho do controle remoto aciona outra cor na fita, é porque são de fabricantes diferentes.

      Excluir
  31. Bom dia, preciso instalar fita led atrás de uma cabeceira, Tenho um kit de 5 metros, porém preciso por 2,5m em um local mais 2,5m em outro, pelo que entendi basta cortar a fita e emendar ambas com o fio de 4 vias, e ambas vão funcionar sincronizadas com o mesmo controle é isso?
    Aguardo retorno, desde já agradeço. Parabéns pelo blog, muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto Jonas, é esse mesmo o procedimento. Muito obrigado e boa sorte!

      Excluir
  32. Bom dia, Instalei minha fita de LED RGB estava funcionando normalmente até semana passada, ela foi instalada a 9 meses atrás e essa semana verifiquei quando aperto a cor azul ascende a cor verde, quando aperto verde ascende outra cor. O que pode estar havendo? O controle é o mesmo e não foi feita nenhuma modificação? Qual pode ser o problema? Agradeço se puder me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue testar as 3 cores principais, vermelho, verde e azul? Se as três acendem, com cores fortes, é muito provável que a fita led esteja ok.

      Excluir
  33. Bom dia, estou com um problema com minha fita o controle da tv e da tv a cabo interfere na fita ligando ela oq posso fazer pra resolver isso? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willian, duas opções neste cenário:
      1-se possível, esconda o sensor da fita led, de forma que o controle da TV não interfira, mas que consiga acessar o controle da fita, aproximando-se do sensor;
      2-trocar o controlador da fita, atualmente infravermelho, por um controlador do tipo RF (rádio frequência - este não sofrerá interferências.

      Excluir
  34. Boa tarde, td bem?
    Tenho na minha sanca duas fitas RGB 5050, a primeira fita alimentada por uma fonte 12V 5A e com o controlador, a segunda fita ligada a primeira por meio do amplificador (que também está alimentado por uma fonte 12V 5A), nas primeiras horas funcionou normalmente, algumas horas depois o controlador ficou meio louco e não responde aos comandos (botão off acende a cor verde e as demais cores não batem), apenas o modo flash funciona corretamente. Troquei o controlador e novamente só funcionou com perfeição por algumas horas, já chequei a instalação e está td ok!
    Sabe me explicar o que está havendo?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comportamento é típico de problemas com a fonte. Depois que aquece ela perde potência e oscila. Já no modo flash o consumo é menor, daí ela suporta a carga. Tente trocar a fonte por uma de 12V 6A e veja se resolve.
      Outra dica: até resolver, separe o segundo conjunto, para tratar o problema de forma isolada.

      Excluir
  35. Olá. Boa tarde,tenho 3 quite 15mts uma fonte 12v 15 Ampére,preciso por amplificadores? ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Vanio, precisa. Sem os amplificadores você teria que ligar uma fita na outra, em série, e dessa forma pela primeira fita passariam 15 ampères, o que romperia as trilhas.
      É para isso que usamos os ampificadores: sincronizar fitas RGB e distribuir a corrente para cada rolo, sem sobrecarregar o primeiro rolo.

      Excluir
  36. Olá,
    Tenho 2 rolos RGB 5050 de 5metros + 1 amplificador + 1 Fonte chaveada 12V 10A. A minha dúvida é que pretendo ligar os dois rolos em série, unindo-os pelo amplificador e alimentando o mesmo através da fonte. Porém, como fica a questão das "caixinhas" do controle remoto, ligo as duas caixinhas na fonte também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, este controlador remoto deve ser ligado somente no primeiro rolo. Entre o primeiro e o segundo rolo fica o amplificador.
      A única situação na qual você utilizaria os dois controladores, seria para ter dois rolos independentes, com cores diferentes, cada um com seu controle remoto; contudo, você não utilizaria o amplificador nesse caso.

      Excluir
  37. boa tarde, liguei minha fita de led (apenas 1 mtrs). em uma fonte de 12v 2,5a.depois de uns minutos os leds começam a queimar e alguns ficam co a luminosidade fraca. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fita é RGB ou branca? Lembre-se de que na RGB a fonte é ligada no controlador, e não diretamente na fita. Se for branca, é um defeito incomum. Por ser difícil queimar os leds com uma fonte de 12V, então minha suspeita recai sobre a fonte. Se puder, troque-a.

      Excluir
  38. Boa tarde,
    Fiz a ligação de 4 metros de fita de Led adesiva de 2,0A da Starlux com uma fonte de 12V, entrada de 100 a 240V e 2,0A de saída modelo WLW-016. A fonte queimou após alguns instantes de ligada.
    A ligação da fonte foi feita após um interruptor liga-desliga na rede de 220V. Esse interruptor seria usado para ligar uma lâmpada normal. Mas em vez de ligar uma lâmpada normal, eu liguei a fonte de 12V que alimenta a fita de Led. Logo, o interruptor ficou acionando a fonte em liga-desliga.
    Gostaria de saber se a fonte sendo ligada após o interruptor foi a causa do problema, pois entendo que uma das "pernas" da fonte estará sempre energizada e a outra "perna" somente quando acionar o interruptor.
    Possuo uma outra fonte de 12V da Flex modelo FX-FU4. Essa fonte entrega potência de 30W e carga máxima 2,5A.
    Antes de ligar essa nova fonte, gostaria de ter a confirmação se estou ligando a fita de Led da maneira correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, a ligação da fonte está correta. Deve mesmo ser ligada como uma lâmpada, com o interruptor cortando a energia. Sempre ligo as fontes assim, esse não pode ser o problema.
      O incorreto seria deixar a fonte ligada direto na energia, e colocar o interruptor na saída (nos fios com 12 volts).

      Excluir
  39. Olá Amigos

    Comprei uma fita RGB de 5 metros para um teste que estou realizando. Porém ao ligar a fonte na tomada a mesma não responde aos comandos do controle (não liga). O que pode estar errado?

    Uma dúvida a sequência dos fios RGB que vão ligados na placa de controle é a mesma sequência dos fios que estão na fita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, pode parecer obvio mas já ocorreu com alguns clientes meus: verifique se o controle remoto está com lacre (retire e pilha para verificar).
      Inverta o conector de ligação da fita com o controlador - para testar. Não se preocupe, essa ação não queima a fita nem o controlador.
      O conector rgb tem uma sequência que é definida pelo fabricante, e pode ser diferente da sequência da fita (lamentavelmente). Quando isso acontece ocorre a inversão de cores, ou seja, o vermelho pode acender como azul.

      Excluir
    2. Marco, pode parecer obvio mas já ocorreu com alguns clientes meus: verifique se o controle remoto está com lacre (retire e pilha para verificar).
      Inverta o conector de ligação da fita com o controlador - para testar. Não se preocupe, essa ação não queima a fita nem o controlador.
      O conector rgb tem uma sequência que é definida pelo fabricante, e pode ser diferente da sequência da fita (lamentavelmente). Quando isso acontece ocorre a inversão de cores, ou seja, o vermelho pode acender como azul.

      Excluir
  40. Bom dia, Muito bom esse blog. Vamos a minha dúvida, fiz a instalação por essa explicação do blog ex: a minha sala tem 15m usei 3 fitas + 3 fontes e 2 amplificadores, certo mas só q no ultimo roto n se comportou como o dois primeiros quando mudava de cor apagava e depois de uns 5 segundos acendia por alguns instantes e apagava novamente, então como n ache solução resolvi ligar direto sem amplificador, deu certo mais em algumas cores n ficam igual aos dois primeiros rolos. Já aconteceu isso com alguém, se sim qual a solução. No meu quarto aconteceu a mesma coisa e são só duas fitas ai tive q ligar direto tbm..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser alguma conexão com problema, ou fonte subdimensionada. Tente fontes com 5 ou 6 amperes cada. Outra dica é que as fitas sejam do mesmo fabricante.

      Excluir
  41. Boa noite, Montei a fita de led de 5 metros, Os comandos com o controle está funcinando perfeito, porém só no meio da fita está acendendo somente 3 leds os restantes não funciona. Será que fora os 3 leds os restantes estão queimados. ou abertos o circuito na fita de led ? Já pegou esse defeito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, aparenta ser um defeito da fita. Tem outra para testar?

      Excluir
  42. Olá. Parabéns pelo site. Vou relatar o que está acontecendo. Não sei se é normal. Dependendo da cor que coloco, emite um ruído para algumas cores. Outras nao fazem barulho. Esse ruído é normal? São 10 metros de fio no gesso. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barulhos, ruídos ou zumbidos podem ocorrer, principalmente em casos de sobrecarga. Coloque na cor que gera ruído e tente dimerizar. Se o ruído diminuir é uma evidência de sobrecarga. Nesse caso a troca da fonte e/ou do controlador são recomendados.

      Excluir
  43. Olá. Tenho um rolo de fita igual a esse. Gostaria de saber se ao cotar na parte indicada, ele deixa de funcionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred, cortando na parte indicada pelo fabricante não tem risco nenhum.

      Excluir
  44. Amigo, boa noite. Preciso de 11 metros de fita na minha dança, rgb 5050. A terceira fita posso cortar esse 1 metro que falta e ligar no final da segunda sem ter que usar amplificador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode tentar, há sempre um pequeno risco de queimar as trilhas de primeira fita.
      Considere este risco e boa sorte.

      Excluir
  45. Tenho dois rolos de fita led 5050 rgb, 1 Fonte 5A, um controlador com duas saídas. Preciso de mais 70 centímetros. Posso conectar esses 70 centímetros no final de uma das fitas sem a necessidade de uma outra fonte ou amplificador? E a fonte atual não seria o correto né, o ideal seria 15A?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, adicionar 70cm ok, pode, mas a fonte pode sofrer. Faça o teste, se a fonte estiver esquentando, considere adquirir uma mais potente.

      Excluir
  46. Boa noite...fiz a instalação de 2 rolos de 5 metros de fita led rgb..porém fui ligar de noite pra ver como ficou e percebi tonalidade diferente das cores. Como faço para deixar na mesma tonalidade. Pode ser defeito da fita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No extensão de um mesmo rolo de fita, cores diferentes não devem ocorrer - sim, seria um defeito da fita.

      Excluir
  47. pode ocorrer diferença de tonalidade entre duas fitas da mesma marca? pois comprei 2 fitas rgb, e apresenta tons diferentes, uma deixei com 5 metros e outra corte com mais ou menos 3 metros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Italo, é mais comum diferenças entre produtos de fabricantes diferentes, mas algumas vezes lotes diferentes de um mesmo fabricante podem apresentar pequenas diferenças.

      Excluir
  48. Olá, parabéns pelo site, conseguiu tirar muitas duvidas quanto a instalação que estou prestes a fazer, porém restou uma, quanto aos mini amplificadores. Vou utilizar apenas um rolo de fita led de 5m para colocar um pedaço atrás da TV e o pedaço restante na moldura da cortina, estava pensando em utilizar para fazer essa coneção entre as duas partes da fita led apenas os fios de 4 vias, dessa forma as duas ligarão juntas e ficarão simultâneas quanto à cor, ou para que isso ocorra é necessário a utilização do mini amplificador? por se tratar da mesma fita (porém cortada) acho que não é necessário, até mesmo por só ter uma fonte, correto?
    desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio. Correto, o fio 4 vias é o mais indicado e é suficiente nesse caso. Nada mais.

      Excluir
  49. Boa noite. Comprei 6 rolos de fita RGB 5050 5 metros cada e liguei individualmente cada fita em um fonte de 5a. Acontece que já queimou duas em menos de meia hora. Sendo assim. Desliguei o resto também para não queimar. O que pode está acontecendo? A fonte de 5a é fraca? Fiz a ligação usando um único circuito ou seja uma um único fio grosso fazendo a alimentação das seis fontes. Vejo todo mundo recomendando fonte de 5a. Não sei o que fazer. Alguém pode me ajudar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente a fita RGB com leds 5050 demandaria mais do que 5 amperes.
      Verifique a ligação, teste se as 3 cores básicas estão acendendo.
      Deixe a fonte ligada com em uma das 3 cores básicas, ou verde, ou vermelho, ou azul. Dessa forma você estará demandando apenas 1/3 da potência da fita. A fonte deveria aguentar sem aquecer.
      Depois coloque na cor branca, o que demandará a potência máxima, e verifique se a fonte aquece.
      Se aquecer muito, troque por uma fonte mais potente.

      Excluir
  50. Boa tarde!

    Muito bom o blog.....
    Segue a minha duvida espero que possa me auxiliar: No meu apartamento há iluminação de LED na sanca da sala e da sacada. A pouco tempo o LED da sanca da sacada fica ligado 24h pois não consigo desligar com o controle que tenho, porem antes utilizava para dar os comandos para as duas sancas, agora o LED da sanca da sala também não desliga e fica o tempo todo aceso. Ja verifiquei a pilha do controle, tento aproximar o máximo o controle do sensor, mas não é recepcionado nenhum coando, porem estava funcionando normalmente e agora não mais. Há alguma coisa que possa ser feitoi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, eu vou dar alguns palpites aqui:
      1) a pilha você já verificou, seria a primeira suspeita
      2) esse controle deve ser do tipo ótico, e tem um receptor na fita, que se parece com um led fumê. Certifique-se de que esteja aparente, e sem sujeira (já vi casos em que alguém escondeu esse sensor dentro da sanca pois estava feio aparecendo)
      3) o controle remoto pifou mesmo

      Excluir
  51. Boa noite. Preciso de 8m de Led Rgb. Tenho dois conjuntos como o do artigo. Posso soldar 5m com 3m e colocar os drives ligados às suas respectivas fontes nas extremidades. As fontes são de 2A. Obrigado e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís, para RGB recomendo fonte de 5A para cada rolo.
      Teoricamente, até 10 metros de fita, pode-se soldar, e alimentar com a fonte somente em uma extremidade.

      Excluir
  52. Bom dia. Vejo quanto se dedica para tentar responder a todos da melhor forma possível. Parabens pela dedicaçao.

    Minha preocupação:

    Minha instalação sempre funcionou normalmente. Mas de um mês pra cá as cores não estão correspondendo corretamente. Azul acende vermelho, verde acende lilas e assim por diante. Sabe o por que? Ja sanou algum problem assim?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Juan, esse não é um problema comum.
      Existe a possibilidade de alguém ter alterado alguma ligação?
      Pelo menos as três cores básicas, vermelho - verde - e azul, deveriam funcionar!

      Excluir
  53. Bom dia, parabéns pelo blog, minha dúvida seria se posso instalar uma fonte de 12v 10a em uma fita de 5 metros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Poderia ser uma fonte de 12V 5A, mas se você já tem essa com 12V 10A, pode usá-la sem problemas.

      Excluir
  54. Boa tarde, gostaria de saber se a fita RGB tem lado de entrada de energia e outro de saída? E se inverter os lados tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio, os quatro fios de ligação da fita rgb podem ser ligados tanto no início quanto no final do rolo, não tem diferença.

      Excluir