Combos

sábado, 18 de janeiro de 2014

Tutorial - Como Instalar Fita Led

Tenho presenciado muitas instalações de fitas led, com diversos tipos de fita e nos mais variados cenários e necessidades. Os resultados, via de regra, são bons. Mesmo sem experiência é possível se aventurar nessa tarefa, e devo acrescentar, é muito gostoso. Entretanto, com alguns  cuidados e informação, os erros mais comuns podem ser evitados.


   Para adquirir um kit personalizado, montado e funcionando, de acordo com a sua necessidade, entre em contato com a equipe de vendas, clicando aqui e peça um orçamento.

Assim, o objetivo desse artigo é compartilhar experiências de uma forma muito objetiva sobre a instalação de fitas led. Posso ainda dizer que é uma coletânea de dicas e boas práticas, com os seguintes tópicos:

  • Instalação de fita led unicolor
  • Instalação de fita led unicolor com mini dimmer (mini controlador)
  • Cortar fita led sem blindagem 
  • Emendar fita led com ferro de solda
  • Cortar fita led blindada
  • Emendar fita led blindada com ferro de solda
  • Colagem da fita led em painéis ou espelhos
  • Colagem da fita led em cortineiro ou tabica

Já conhece a fita led profissional, sem fonte, ligada diretamente na rede elétrica? Veja aqui.

Instalação de fita led unicolor

Para essa instalação você precisará de uma fita led (1), uma fonte de alimentação 12V (2) e um conector tipo P4 (3). Vide abaixo:




Passos da instalação: faça a ligação do conector P4 nos fios da fita led, respeitando a polaridade (o fio vermelho no terminal (+) e o fio preto no terminal (-). A seguir, encaixe o plug da fonte no conector, conforme abaixo:


Pronto! É simples assim. A instalação concluída pode ser vista na imagem abaixo:


Caso o seu kit seja composto por uma fonte chaveada, o trabalho é quase o mesmo, e o resultado final seria conforme a imagem abaixo:


Observe o detalhe da ligação dos terminais da fonte chaveada acima: os fios da esquerda são para alimentação em 110V ou 220V, e os fios da direita são da fita led - cabe nestes últimos respeitar a polaridade, ou seja, ligar o fio vermelho no parafuso (+) e o fio preto no parafuso (-).


Instalação de fita led unicolor com mini dimmer

Para essa instalação você precisará de um rolo de fita led (1), uma fonte de alimentação (2), um conector tipo P4 fêmea para a fonte de alimentação e um mini-dimmer, conforme abaixo:



O primeiro passo é ligar os fios da entrada do mini dimmer no conector P4 (1) e em seguida ligar a saída do mini-dimmer nos fios da fita led (2). Vide abaixo:

 

Observe nas imagens abaixo que a entrada do mini-dimmer possui a indicação 12V (+) e (-). Este lado deve ser ligado ao conector P4 fêmea. Já a saída do mini dimmer possui a identificação LED (+) e (-). Este lado deve ser ligado na fita led.


Outro detalhe importante: Veja na figura acima, na esquerda, o mini dimmer possui na etiqueta um botão identificado como "COLOR", o que está incorreto pois esse produto é unicolor. A etiqueta da direita está correta, com a identificação "LIGHT". Lamentavelmente estes dois modelos de etiquetas (entre outros) são encontrada no mercado.

Uma vez completada a instalação, a kit ficará conforme a imagem abaixo:


Opcional: quando se deseja uma instalação mais profissional, ou quando a fita led não possuir os fio, a ligação entre a fita led e o mini dimmer poderá ser feita por solda. Para isso siga os passos abaixo:


Retire a proteção isolante original da fita (isolação conhecida como espaguete, passo 1). A seguir, com o ferro de soldar retire os fios originais (2). Depois, solde os fios do mini dimmer (3). Atente-se com a polaridade do mini dimmer, no detalhe (4). 


Cortar fita led sem blindagem

Toda fita led pode ser cortada de acordo com a necessidade. Existem identificações ao longo da fita led indicando os pontos de corte. Encontre o ponto e corte mais próximo da medida que deseja e realize o corte com uma tesoura comum (1). Cada extremidade de cada pedaço de fita cortado deverá conter os terminais de ligação (2). Com um ferro de solda, estanhe todos os terminais de ligação (3), mesmo que não seja necessários soldá-los de imediado. O objetivo é evitar oxidação.



Emendar fita led com ferro de solda

Para emendar através de solda, os pedaços de fita led deverão ser do mesmo tipo. Aproxime as duas extremidades a serem soldadas (1). Deslize a ponta do ferro de solda em um dos terminais de forma que os dois pingos de estanho se unam (2). Repita o processo para os dois terminais (3). 



Cortar fita led blindada

O processo de corte é o mesmo utilizado para a fita sem blindagem. Basta uma tesoura comum para o corte. A partir daí o processo é um pouco mais trabalhoso. Os terminais para solda estão protegido pelo silicone, e um estilete deve ser utilizado para cortar uma fatia de silicine que está sobre os terminais (2). O pedaço removido aparece abaixo (3).



Emendar fita led blindada com ferro de solda

Uma vez expostos, os terminais precisam ser raspados com o estilete pois costumam estar oxidados pelo silicone (1). Após raspagem é possível ver o brilho do cobre (2). Com a ponta do ferro de solda, estanhe os terminais (3). Agora o pedaço de fita está pronto para receber os fios (4).


Para emendar, siga o mesmo processo utilizado para emenda das fitas sem blindagem.


Colagem da fita led em paineis ou espelhos

Antes de colar a fita passe um pano úmido no local para evitar que a cola solte com o tempo.
Meça a fita e corte no tamanho exato.

O painel para instalação da fita led precisa ter um afastamento da parede, que pode variar de 3 a 6 centímetros. A fita deverá ser colada atrás do painel, e com a parte luminosa (leds) apontando diretamente para a parede.



Dessa maneira obtém-se uma iluminação indireta com maior uniformidade. Veja abaixo exemplos reais de resultados obtidos com essa técnica.



Fita led instalada atrás do espelho



Fita led instalada atrás do painel



Fita led instaladas sobre a cabeceira



Fita led instalada sob o rack



Colagem da fita led em cortineiro ou tabica

Antes de colar a fita passe um pano úmido no local para evitar que a cola solte com o tempo.
Meça a fita e corte no tamanho exato.

A fita led deverá ser colada dentro do recuo do cortineiro, 3 a 5 centímetros acima do nível do gesso do teto, e com a parte luminosa (leds) apontando diretamente para a parede ou cortina.


Dessa maneira obtém-se uma iluminação indireta com maior uniformidade. Veja abaixo exemplos reais de resultados obtidos com essa técnica.


Fita led instalada em cortineiro de sala de estar



Fita led instalada em tabica na sala de jantar


Dica: como escolher a fita led e fonte. Veja esse artigo.
Você também poderá se interessar por fitas led alta tensão.

   Para adquirir um kit personalizado, montado e funcionando, de acordo com a sua necessidade, entre em contato com a equipe de vendas, clicando aqui e peça um orçamento.

Participe

Ajude-me a melhorar esse post. Envie mensagens com suas dúvidas, informações e sugestões.


40 comentários:

  1. Ótimo tutorial. Muito bem explicado, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Excelente tutorial! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns... Me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  4. Como eu posso instalar um painel em MDF distanciado da parede? Meu painel possui um suporte em madeira que é fixado na parede. O painel é encaixado neste suporte. O que poderia fazer para que o painel ficasse afastado?

    ResponderExcluir
  5. Um marceneiro deverá ser consultado, mas vou opinar: nas instalações que fiz, bastou um sarrafo entre cada suporte do painel e a parede, o suficiente para afastá-lo 2 a 3 cm.

    ResponderExcluir
  6. ola! eu consigo colocar na sanca 20 metros de tira? pensei em unir 4 rolos de 5 metros da luz branca 3528 com 300 leds o rolo. o que eu precisaria? colocar uma fonte a cada tira ou uma fonte maior no final? vi uma de 24v 15 A... serivira? nao sei o que fazer.... muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para 20 metros da fita mencionada eu recomendo instalar 1 fonte de 12V 2A para cada rolo com 5 metros. Você precisará de 4 fontes. É possível instalar com uma única fonte de 12V 10A ou 12V 15A, mas a ligação deve ser em paralelo sob pena de queimar as fitas - consulte um eletricista experiente se for essa sua opção. A fonte de 24V não serve, ela queimará a fita (fitas led trabalham em 12V em 99% dos casos).

      Excluir
  7. Olá, comprei uma fita led da ourolux de 5 metros e seu respectivo driver de 12V 60W (IP65). Quando tentei conectar a fita descobri que a fonte tem duas saídas, aparentemente para conectar duas fitas, e gostaria de saber se devo usar somente uma das duas saídas ou se posso utilizar as duas para conectar duas fitas de 5 metros cada.
    Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Supostamente podem ser utilizadas (não trabalhei com esse driver ainda para lhe dar certeza). Contudo, lembre-se de não ultrapassar a capacidade de 60W do driver.

      Excluir
  8. Olá, gostaria de saber se é possível instalar sensores de presença em fitas de led? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível. Ligue o sensor entre a fonte de alimentação 12V e a tomada. Existe no mercado um modelo de fita alta tensão, essa fita não precisa de fonte. Nesse caso ligue o sensor entre a fita e a tomada.

      Excluir
  9. Olá!! Muito bom o Blog! Ajudou a esclarecer algumas dúvidas, pretendo fazer a instalação da fita em uma sanca, também dimmerizada, porém no teste o dimmer não consegue regular a intensidade, a LED fica oscilando, até como se fosse queimar, alguma pista do que seria o problema? A fita é 3000K, 12V, a fonte e o dimmer 12v também. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariane, esse efeito pisca-pisca pode ser a fonte que está subdimensionada. Se possuir uma com maior potência, tente fazer a troca.

      Excluir
  10. Alem de muito bem explicado, com fotos e tudo o mais, voce ainda responde todas as perguntas.Parabens pelo profissionalismo.Pena que existam poucos como voce. abraços.

    ResponderExcluir
  11. ola, gostaria de saber se eu posso puxar uma fiação de uma tomada normal para instalar a fita de led nas sancas do forro de minha sala e continuar usando essa tomada normalmente, ou se preciso fazer uma fiação propria so para a fita de led,, obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, pode usar uma extensão da tomada, sem problemas.

      Excluir
  12. Olá. Eu gostaria de instalar duas fitas de led de 5m na sanca de gesso da minha sala. A fita tem um consumo de 3,12W/m, ou seja, 5m = 15,60W. Cada fita exacompanha uma fonte de 3A. Eu queria emendar duas fitas de 5 para dar 10m, então o consumo seria de 31,20W. Neste caso eu descartaria 2 fontes e usaria somente uma fonte de 60W 6A. É possível emendar neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, o ideal seria ligar cada uma com sua fonte, mas admito que até duas fitas (de baixa potência) é possível emendar.

      Excluir
  13. Olá. Vi que há fitas led que podem ser ligadas diretamente na rede (220v). Qual a principal diferença entre elas e as de 12v (fora ter que usar uma fonte nas de 12v)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferenças principais:
      Prós: A) ligar até 50 metros de fita sem nenhuma dificuldade, sem fonte, sem cálculos, sem fontes, sem dor de cabeça; B)blindagem reforçada C)dimerizável
      Contra: A)só poder ser cortada a cada 50cm (se 127 volts) ou 100cm (se 220 volts) - se sobrar um pedaço este deve ficar pra dentro do forro.

      Excluir
  14. Olá, parabéns pelo blog, muito bem escrito.
    Gostaria de saber se posso emendar uma fita na outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, não é aconselhável, mas é possível - no máximo duas fitas, ok?
      Há um risco muito pequeno da primeira fita queimar devido a alta corrente.
      Lembre-se de que a fonte precisará ter capacidade para suportar as duas fitas.
      Boa sorte.

      Excluir
  15. Boa noite !

    Para que eu ligue 4 Rolos de 5m de fica o que é preciso para emendar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, o ideal seriam 4 kits de fonte e fita - cada fita com sua fonte.
      Alternativamente, com uma fonte com alta capacidade, ligue fios paralelos tipo de alto-falantes para energizar cada fita.
      Outra opção, mais arriscada, é soltar o término da primeira fita com o início da próxima; essa opção é arriscada pois a primeira fita estará conduzindo corrente para as demais, e a fita não é projetada para isso, podendo queimar as trilhas.

      Excluir
  16. Gostaria de uma ajuda para iluminar uma loja retangular de 126,5 metros, me orientaram 15 calhas de 48Wats de led (cada). com lampadas tubulares de led. A medida das calhas seriam de 60 x 60.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, essa opção utilizaria 60 lâmpadas led tubulares de 60cm, e é viável.
      Contudo, caso você possa optasse por calhas duplas de 1,20m, você utilizaria 18 calhas e 36 lâmpadas tubulares led de 18W, com preços mais baixos e mesma eficiência. Consulte-nos: projetos@cidadeled.com.br

      Excluir
  17. Instalei minha fita utilizando um transformador de 12v que está usando nas lâmpadas dicroicas.....elas estão piscando ...algumas vez maus forte outras mais devagar...o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nara, você precisará de uma fonte 12V com maior potência. Observe que transformadores para dicróica não são adequados para fitas led.

      Excluir
  18. Olá! Parabéns pelo blog, suas orientações são bastante úteis!

    Queria saber se você pode me orientar em algo, eu estou projetando a iluminação que vou usar na minha sanca de gesso fechada, queria usar apenas spots com LEDs e ter a possibilidade de dimerizar. Para isso, faria um sistema parecido com esse das fitas de LED, com uma fonte 12V e o mini dimmer (tudo dentro dos limites de potência).

    O meu problema são as lâmpadas... Vi que existem lâmpadas "dicróicas" LED de 12V, AC ou DC, para usar nos spots, mas queria saber se posso dimerizá-las da mesma forma que uma fita de LED (com esse mini dimmer) e se o resultado é bom, infelizmente não encontrei nenhuma experiência ou vídeo de alguém fazendo essa proeza. Se não for possível, gostaria de saber se existe alguma lâmpada LED 12V DC que posso usar nessa minha aplicação e se você indica onde posso encontrá-las. Eu queria montar um sistema simples e diretamente em corrente contínua, sem depender de lâmpadas especiais 127V dimerizáveis...

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lâmpadas tipo power led utilizam um circuito para controle de corrente que, na prática, mantém o fluxo luminoso constante e garante a durabilidade do led, mesmo havendo pequenas alterações na voltagem. Este circuito trabalhará contra o dimmer, ou seja, ele tentará compensar uma eventual falta de voltagem, mantendo o fluxo luminoso inalterado. Contudo, quando a voltagem ficar baixa demais, a lâmpada começará a piscar.
      Lâmpadas com baixa potência podem apresentar um resultado melhor, mas só testando mesmo. Caso obtenha sucesso, compartilhe aqui conosco, ok?
      Por outro lado, as lâmpadas led dimerizáveis tipo GU10 estão com preços mais competitivos, e ficam como uma alternativa neste cenário.

      Excluir
  19. Obrigado! Imaginei que esse problema do controle de corrente poderia ser resolvido com o dimmer sendo tipo PWM (como esses chineses), pois não há variação de tensão, apenas um liga-desliga muito rápido que a olho nu dá a sensação de mudança de intensidade, mas o negócio é testar, seguirei sua dica e vou tentar comprar 1 lâmpada + 1 dimmer e ver se funciona, depois compartilho o resultado!

    Gostei também da dica das lâmpadas GU10 dimerizáveis, realmente, vi uns preços que podem fazer valer a pena o conjunto! Essas lâmpadas têm um bom desempenho? Ou podem ter o problema de piscar também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro, este modelo de GU10 dimerizável está com excelente aceitação: http://loja.tray.com.br/loja/produto-328484-351-lampada_lp132_tipo_dicroica_dimerizavel_power_led_7w_quente_3000k
      E na linha dos produtos led com baixa potência, posso citar a fita led alta tensão, na qual os leds não possuem controle de corrente constante: eles apenas são ligados em série com o objetivo de dividir a tensão da rede. Em decorrência, é possível "extra-oficialmente" dimerizar a fita led de forma satisfatória. Veja detalhes do produto aqui: http://blog.cidadeled.com/2015/09/fita-led-alta-tensao.html

      Excluir
  20. Olá! Instalei a minha fita de led atrás do meu movel de home theater, porém a fita começou a soltar! Acredito que eu deveria ter cortado e colocado outra fonte, pois a instalação não foi em linha reta. Fui tentando seguir o designer do movel, e com isso em alguns pontos pesou e ela soltou.

    O que posso usar para substituir a cola original, qual fita adesiva posso colocar para aproveitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, para uma solução definitiva eu recomendo usar silicone incolor - aquela bisnaga que é vendida em lojas de materiais para construção. Como a secagem do silicone é lenta, use pedaços de fita crepe sobre a fita, em intervalos de 10cm, para dar sustentação nas primeiras 24 horas. Boa sorte!

      Excluir
  21. Olá. Primeiro parabéns pelas explicações. Texto claro e com boas imagens. Mas tenho uma duvida que vai um pouco alem.

    Quero cortar uma fita de 5 metros e ter 3 fitas de 1,5 metros ligada em uma fonte. Até ai tudo bem e creio que funcione sem problema este "T" na fonte e não deve dar errado.

    Ocorre que no caminho da fita vai ter uma parte muito fina que não passa a fita e neste ponto queria fazer um "jumper" de uns 2cm com um fio de fonte e continuar com a fita depois.

    Já teve este tipo de necessidade em algum projeto? Sabe me falar se vai dar certo ou se acha que vai dar certo?

    Desde já agradeço e parabéns mais uma vez pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio. Esse plano deverá funcionar sim. Apenas cuidado com as soldas na fita led, pois a trilha de cobre é tão fina que as torna frágeis demais. Faça um teste antes e boa sorte.

      Excluir