Combos

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Cálculo Luminotécnico Online

Untitled
Cálculo luminotécnico online e gratuito para iluminação residencial e comercial. Aqui você poderá determinar a iluminação ideal para o seu ambiente, seja ele de lazer ou trabalho.

É muito fácil! Basta preencher os campos, seguindo as instruções abaixo.


Passo 1: Seu ambiente
Informe as características de seu ambiente. Preencha todos os campos em azul com as informações solicitadas.

Ambiente
Selecione aqui se o cálculo é para uma sala, cozinha, dormitório, banheiro, loja, etc.
Área
Área do ambiente, em metros quadrados
Teto
Selecione a cor do teto
Paredes
Selecione a cor das paredes
Intensidade
Selecione a intensidade. A opção mais comum é a média, mas você pode atenuar ou reforçar conforme sua preferência. Se você tem mais que 50 anos, considere a possibilidade de reforçar

Resultado 1: Necessidade Luminosa: 0 Lúmens
Esse é o resultado do cálculo da demanda ou necessidade, em lúmens, para o seu ambiente.


Passo 2: Fontes de Luz
Informe os tipos de lâmpada que você pretende utilizar. Preencha cada linha com o tipo, a quantidade de lâmpadas e a potência individual de cada lâmpada.

Caso não necessite das cinco linhas, deixe os campos Potência e Qtde com o valor 0. As cinco fontes de luz sugeridas podem ser alteradas. Clique na seta e selecione outras fontes. Preencha todos os campos em azul com as informações solicitadas.

Fonte 1:
Qtd
Potência (Watts)
Fonte 2:
Qtd
Potência (Watts)
Fonte 3:
Qtd
Potência (Watts)
Fonte 4:
Qtd
Potência (Watts)
Fonte 5:
Qtd
Potência (Watts)

Resultado 2: Oferta Estimada: 0 Lúmens

Esse é o resultado do cálculo da oferta de luz, em lúmens. O valor resultante deve ser maior ou igual ao encontrado na necessidade, durante o primeiro cálculo. Para valores inferiores, reforce a oferta de luz adicionando mais lâmpadas. Caso o valor seja muito superior, você poderá reduzir a oferta de luz, diminuindo a quantidade de lâmpadas.

O ideal é um valor de oferta igual ou superior em até 25% ao valor da demanda.


Demanda 0 Lúmens X Oferta 0 Lúmens

Resultado Final:

Os cálculos são válidos para um pé direito de 2,4 a 2,8 metros. Essa forma de cálculo tem com base as tabelas da ABNT para luminotécnica, e foi desenvolvida por mim para as necessidades de consumidores brasileiros, em conformidade com os produtos do mercado local.

Consulte sempre um profissional especializado para fechar o seu projeto.


Enviem-me suas dúvidas e comentários e assim ajudem a melhorar esse artigo.
Cálculo Luminotécnico versão 4.0 - 03/10/2015

Copyright Cidade Led - Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização



234 comentários:

  1. Gracias, ayuda a los proyectos de forma agil
    milton

    ResponderExcluir
  2. Esse calculador é muito útil. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Estou construindo uma casa e gostaria de colocar na sala de estar um lustre no meio da sala e nas laterais do teto algumas lâmpadas led, em torno de umas 8, seriam 2 de cada lado para usar quando o lustre estiver desligado e com intuito de que fique uma luz suave, não muito forte, para usar quando se esta assistindo TV ou coisa assim. Qual tipo de led devo usar e qual a potencia de cada lampada? Sendo que minha sala tem 15 m².

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que seu lustre central ilumine bem (pelo menos 3 lâmpadas fluorescentes compactas de 20W, ou 4 halógenas de 50W) as 8 lâmpadas periféricas podem ser lâmpadas led tipo dicróica de 5w (recomendo Brilia); mas se seu lustre central for decorativo e com menor intensidade luminosa, opte por 8 lâmpadas PAR20 com 9W cada.

      Excluir
  5. excelente, obrigado por desenvolver esta ferramenta. Me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Estou reformando a sala de estar (55 m2) e pretendo colocar fita led (4,8W) em todo o contorno, spots pequenos embutidos para iluminar as paredes e luminárias com 12 lampadas sobre a mesa de centro. A sala tem pé direito duplo e uma parte tem mezanino e escada. O teto será branco e as paredes azul claro. Será que posso colocar lampadas de intensidades diferentes nas luminárias? E qual a intensidade dos spots que devo comprar? Obrigada. Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suely, para os spots na periferia eu recomendo lâmpadas led de 3W. Em salas grandes com pé direito duplo eu recomendo spots e lâmpadas AR111 embutidas no teto. Para iluminar sob o mezanino as lâmpadas PAR20 são ótimas. Tenho estes produtos na loja, caso queira consultar: http://loja.tray.com.br/loja/produto.php?loja=328484&IdProd=180&iniSession=1 , http://loja.tray.com.br/loja/produto-328484-234-lampada_lp039_par20_power_led_6w_quente_3000k , http://loja.tray.com.br/loja/produto.php?loja=328484&IdProd=244&iniSession=1 .

      Excluir
    2. Muito obrigada pelas dicas! Vou pedir pro eletricista fazer um teste colocando uma lampada AR111 no forro, como você sugeriu e num pendente para eu ter uma idéia melhor do efeito da luz no espaço.

      Excluir
  7. Minha cozinha tem 6m2, no entanto boa parte dele é armário. Gostaria de saber se a metragem continua sendo do ambiente inteiro ou eu desconto os armários visto que ocupam boa parte da cozinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Álvaro, você pode descontar sim. Particularmente, desconto no máximo 50% da área dos armários, pois considero que quando abro as portas quero boa iluminação dentro deles.

      Excluir
  8. E quando o pé direito ultrapassar 2,8 mts? Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumente 20% da necessidade por metro adicional. Para pé direito duplo, acima de 4 metros, consulte um luminotécnico, pois o tipo de lâmpada e luminárias precisarão ser alterados também.

      Excluir
  9. Excelente. Parabéns mil vezes !!! Tenho lido muito a respeito e estou adorando. Preciso, por favor, que me responda se para uma área de churrasqueira eu posso considerar o ambiente como sendo Salão de Festas, de acordo com as suas opções. Por falar nisso, aquele ambiente de churrasqueira que em algumas vezes será utilizado para churrasco (obviamente), para outros será utilizado para um founde. Desta forma, vou colocar um embutido de LED sobre a área de trabalho e na área "social" (que não contempla bancadas, forno, braseiro, etc), penso em colocar spot de LED para dar efeito. A pergunta é: eu posso misturar luzes frias e quentes nestes spots, intercaladamente ? Já está programado que serão 5 luzes e interruptores exclusivos para as 1-3-5 e outro para 2-4. Muito obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode considerar como salão de festas. Se possível instale uma lâmpada incandescente dentro da churrasqueira. A temperatura de cor das lâmpadas é um gosto pessoal, podem ser frias ou quentes. Algumas pessoas intercalam sim os dois tipos a fim de obter uma temperatura de cor neutra, ou até mesmo para chamar a atenção para o teto. Saiba também que, embora pouco difundidas, existem lâmpadas led na temperatura de cor neutra ou natural (para quem não gosta da amarelada nem da branca fria).
      Contudo, se a idéia de separar os circuitos é para usar o ambiente apenas com lampadas frias em determinada situação, e quente em outras, lembre-se de colocar o dobro de lâmpadas para atender a necessidade de iluminação.

      Excluir
  10. Boa noite, parabéns pelo trabalho!! Estou mudando para um Show Room de 130 m2. No outro Show Room que eu estava o ambiente era um pouco menor, mas eu preciso de bastante luz no ambiente, eu possuía aquelas calhas de 4 lampadas tubulares fluorescentes de 1,20m de 40W, no novo agora estou querendo colocar aqueles painéis de LED, você acha que vai iluminar bem ou acha melhor eu manter as calhas e trocar apenas as lampadas fluorecente por de LED? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André.
      As duas opções são válidas e resultarão em economia de energia, durabilidade e baixíssima manutenção. A opção por painéis led é mais moderna e trará um visual mais arrojado, sendo que estes produtos são mais eficientes (a iluminação é melhor).
      Vide loja recentemente iluminada com painéis led: https://www.facebook.com/cidadeled/photos/a.164801120388832.1073741828.164554363746841/302013763334233/?type=1&theater
      Caso queira aprofundar a análise, entre em contato comigo; poderei fazer um cálculo mais preciso com o devido orçamento: sac@cidadeled.com.br

      Excluir
  11. Boa noite, parabéns por compartilhar essa ferramenta maravilhosa, por favor estou reformando minha sala de estar / tv que tem 16m² estou com muitas dúvidas quero colocar fita de led na sanca aberta e tem 4 spots que também quero colocar led par 30 branco quente, qual seria a potência, será que tem que colocar mais um lustre ? tenho medo de não ficar com iluminação suficiente grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo apoio. 4 PAR30 led com 10W e a fita led são um bom começo, e atingem o limite mínimo para essa dimensão da sala. Opcionalmente para reforçar a iluminação, pense em adicionar um dos ítens a seguir, conforme sua preferência: abajur de mesa ou chão, arandela, pendente decorativo ou lustre. Boa sorte em seu projeto!

      Excluir
  12. Closet enquadra em que categoria? Quarto? Banheiro?

    ResponderExcluir
  13. Ah... e quando o teto é alto, mas a intenção é colocar o foco de luz acima da cabeça, na parede, para não ofuscar os olhos. Como calcular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o closet aumente 40% na intensidade para iluminar bem; se for uma sala de estar, 20% será suficiente.

      Excluir
  14. Olá adorei sua calculadora. Mas tenho uma dúvida quanto a altura. Tenho um salão de festas em construção de 600m2 e 5m30 de pé direito. Gostaria de sua sugestão quanto ao tipo de lâmpada. Será que led de 18w seria suficiente ou precisaria ser fluorescente? att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode seguir o cálculo para o led ou para a fluorescente. Ambos poderão ser utilizados, o que pode variar é a quantidade de cada peça, dependendo da potência. Contudo, aumente 50% sobre o resultado do cálculo, devido ao pé direito duplo. Dica: Lâmpadas AR111 led pode ser usadas em áreas que necessitam maior luminosidade (por exemplo sobre balcões e mesas fixas), pois possuem ângulo fechado e atingem maiores distâncias.

      Excluir
  15. Brother, percebi que você fez o calculo para o led sempre baseado na qualidade do plafon B, eu estou vendo para comprar com plafon AAA sendo assim o valor nos cálculos muda bastante. Você sabe se esse plafon AAA é realmente tão bom ou seria só marketing mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo ser conservador, pois leds que produzem mais que 100lm/w só vi mesmo em luminárias de ruas e túneis. Mas o preço é salgado. Para uso comercial ou residencial os modelos são todos parecidos em termos de eficiência.

      Excluir
    2. Em geral o plafon de led (com acrilico) tipo aaa emite quantos lumens/watts? Chegaria pelo menos a 80?

      Excluir
    3. Esse assunto é polêmico, visto que não temos ainda uma regulamentação no setor. Alguns fabricantes informam produtos AAA com 100 lumens/watt, mas só comprovei tal eficiência em refletores industriais.
      Creio que na prática 80lm/w seja uma boa eficiência, visto que também queremos durabilidade, certo? É o que tenho encontrado para uso residencial e comercial.

      Excluir
  16. Show de bola essa ferramenta! Parabéns! Uma dúvida: tenho vontade de fazer uma iluminação direta por sanca no teto, porém não sei como determinar as lampadas (quantidade e tipo) que ficarão dentro do recorte no gesso. Poderia ajudar?

    Até então estou julgando que o cálculo para o ambiente continua o mesmo, ficando a duvida então somente em como aplicar as lampadas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o cálculo para fluorescentes tubulares e adicione 20% no resultado final. Tenho um pouco de restrição em indicar tubulares pois requerem muita manutenção, devido a defeitos frequentes nas lâmpadas e reatores. Mas em termos de iluminação indireta com sanca produzem os melhores resultados. Fita led ficaria fraco.

      Excluir
    2. Obrigado pelo auxílio! Pelos cálculos, o cômodo necessitaria de 4050 lumens.

      Tenho visto em diversos fóruns o pessoal dividido entre fita LED e lâmpadas tubulares (o pessoal tem passado a utilizar LED). Para as fitas LED, por exemplo a 5050, o fabricante promete 14 lumens/led, e sendo 300 leds eu teria 4200 lm, mas com consumo de 72W. Uma vantagem seria o acabamento também nas pontas do quadrado feito na sanca.

      Se eu adotar esses mesmos 20% em fitas LED você acha que seria uma boa idéia ou ainda assim ficaria fraco por ser indireto? Quais spots de luz branco frio você recomenda como complemento dessa iluminação indireta?

      Excluir
    3. A vantagem da fluorescente tubular é iluminar em 360 graus, o que fica perfeito em sancas. A desvantagem é o alto índice de manutenção; e tem mais uma característica que esqueci de comentar: pra ficar bonita a sanca, deverá ter fluorescente tubular em toda a sua extensão - para evitar espaços com sombras - mesmo que o cálculo luminotécnico especifique menos.
      Já com a fita led fica mais fácil cobrir toda a periferia, mas a iluminação é fraca. Se comparado com a fluorescente fica fraca mesmo. A tubular led, por sua vez, não é uma opção em sanca; seria como "entubar" a fita led - melhor então a fita.
      Sugestão prática para a fita led: instale uma volta completa em toda periferia da sanca e teste. Se ficar fraco, instale mais uma volta.
      Spots: PAR20 ou GU10 (PAR16) estão em alta porquê as lâmpadas são facilmente encontradas, e em vários modelos e capacidades.
      Leia mais sobre spots em: https://cidadeled.wordpress.com/2014/03/07/dicas-para-escolher-spots-de-embutir/

      Excluir
  17. Boa noite, no comentário acima você fala que as tubulares de led são como "entubar" as fitas de led, você conhece as T8 da Brilia? Tenho uma sala de 6x4 e nela a iluminação será feita por dois rasgos um de 5mts lado esquerdo e outro de 6mts lado direito, estava querendo utilizar as T8 da Brilia de 18w, nas especificações diz que elas geram 1650lm cada, gostaria de saber se elas atendem ou se terei que utilizar fluorescente tubulares. Terão spots para iluminação indireta e sobre a mesa de jantar 2 pendentes.
    Abraços
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, as lâmpadas led tubulares são ótimas. Mas iluminam somente em uma direção, o que dificulta o trabalho na sanca. A fluorescente é só "jogar" lá dentro que não fará sombras. Sou entusiasta da tecnologia de iluminação com led, mas acho que cada aplicação tem uma lâmpada específica, e para sanca prefiro as fluorescentes tradicionais.

      Excluir
  18. Olá, bom dia! Parabéns pela iniciativa.
    Gostaria de tirar uma dúvida:
    Vou colocar na minha casa todas as lâmpadas led (spots e plafons embutidos). Devo calcular o número de lâmpadas pela potência ou pela quantidade de de lúmens? Estou usando a sua calculadora para fazer isso. Posso considerar a quantidade de lúmens e comprar lâmpadas led com a equivalência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer a compra pela quantidade de lúmens é sempre melhor do que pela potência. Pode seguir esse método que funcionará muito bem. Contudo, atente-se para o seguinte cenário: se for utilizar lâmpadas dentro de plafons ou luminárias com vidro, acrílico ou policarbonato, considere uma perda de luminosidade que varia de 30% a 60% dependendo da luminária (consulte o fabricante).

      Excluir
  19. Parabéns pela calculadora! Veja se consegue me ajudar. Estou montando um salão de beleza, em uma sala de 70m2 mas com pé direito de 5m, como devo fazer p calcular a quantidade de lumens necessarios. Obrigado, Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescente de 30% a 40% sobre o resultado do cálculo.
      Outras dicas:
      Teto e paredes brancas refletem mais a luz, melhorando o resultado.
      Lâmpadas AR111 são ótimas para pé direito duplo.
      Lustres com cabos de aço longos podem aproximar a luz do plano de uso.

      Excluir
  20. Estou transformando um galpão de 80m² em laboratorio de informática e de acordo com a calculadora, necessito de 6 lampadas. Como saber com exatidão esse numero se não foi pedido a forma da lampada(tubular, convencional)? Pretendo usar lampadas tubulares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selecione o ambiente com sendo "Sala de aula" e no campo Área coloque 80, indicando que serão 80 metros quadrados. Então, selecione como Fonte 1 o tipo "Fluorescente Tubular" (essa é a fluorescente comum). No campo quantidade coloque 28 e no campo potência coloque 32 (a fluorescente tubular com 1,2m mais comum tem 32W).
      Veja que nesse caso são necessárias 28 lâmpadas fluorescentes tubulares de 32W.
      Para calcular o equivalente em tubular led, faça assim: No campo Fonte 1 selecione o tipo "Led". Na quantidade coloque 32 e na potência coloque 18 (a tubular led com 1,2m é encontrada na potência de 18W).
      Veja que nesse caso são necessárias 32 lâmpadas tubulares led de 18W.

      Excluir
  21. Olá, boa noite!
    Gostaria de saber quantos % de energia é perdida nos painéis de plafons que já vem com led embutida. Eu vi nesse site e achei muito interessante. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os plafons convencionais, aqueles para lâmpadas econômicas ou fluorescentes, são os que apresentam perdas - o que é natural. Qual o motivo?
      Primeiramente, o fluxo luminoso das lâmpadas fluorescentes é distribuído por toda a área de vidro da lâmpada, mas quando são instaladas no plafon, o fluxo que sai pelo lado de cima é parcialmente perdido, pois o plafon -por melhor que seja- não consegue refletir esse fluxo todo para baixo.
      Além disso, o fluxo que sai pelo lado de baixo é reduzido se o plafon possuir um fechamento em vidro, vidro fosco, policarbonato ou acrílico. A perda total pode chegar a 60%, ou seja, apenas 40% do fluxo luminoso total da lâmpada é aproveitado.
      Nos painéis led não deveria ser assim, pois todo o fluxo luminoso já é planejado para ser emitido sempre para baixo. Por ser uma peça única (ou seja, entenda o painel led como uma lâmpada) a medida de intensidade de fluxo deveria ser feita com o painel pronto (fluxo luminoso externo) e nesse caso o fluxo luminoso em lúmens seria realmente o fluxo total emitido, significando perda zero.
      Entretanto, há nos bastidores rumores de que alguns fabricantes estariam informando em seus painéis led o fluxo luminoso interno (a soma do fluxo luminoso dos leds), e não o fluxo luminoso externo (aquele que realmente sai do painel). A perda nesse caso seria da ordem de 10%.
      Conclusão: para cálculo luminotécnico, os painéis led ainda são bem mais confiáveis, pois reduz-se bastante a variável da perda de fluxo na luminária ou plafon.

      Excluir
    2. Desculpe "pegar carona" na resposta, mas essa discussão vai ser ótima para a avaliação de um Painel de LED sobre um embutido com tubular fluorescente. Até antes de ler a resposta, eu não estava convencido que o custo-benefício do LED era significante, pois estava calculando o fluxo integral das fluorescentes (quase sempre superiores) e a economia em watts não era algo que justificasse o dobro do preço do LED. Mas achava que tinha estranho no ar na minha análise... rs

      Pelo que vocês explicaram acima a respeito da perda de fluxo das fluorescentes, em uma luminária embutida de +120cm com 2 lâmpadas tubulares de 32W (aprox 2500 lumens cada) teríamos um fluxo luminoso efetivo de 2000lm - contra 3600 de um Painel LED em dimensões semelhantes. Nesse caso, o LED é muito superior na eficiência, alem de trazer economia - agora sim, a análise está correta?

      Desde já, obrigado!

      Excluir
    3. Rodrigo, está correto, e tem mais: a lâmpada fluorescente é muito boa quando nova, mas tem uma depreciação de 30% ao ano - e isso se mantida limpa, mas se acumular pó na superfície superior a depreciação aumenta bastante. A depreciação do led varia de 3% a 5% ao ano - e não é sucetível a pó, visto que o foco é sempre para baixo.

      Excluir
  22. Olá,
    Tenho uma sala de 26m² (Estar e Jantar) e gostaria de colocar umas 15 spot led embutir (acho que 3w cada) espalhada pelos cantos da sala/jantar, no centro da sala uma plafon sobrepor (25w) e uma luminária na mesa de jantar (teto).
    Poderia me informar se a quantidade de "w" está correta?
    - Spots led
    - Plafon sala
    - Luminária jantar

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as quantidades estão corretas. Basta uma luminária que ilumine bem (15W led, ou 100W halógena, ou 45W fluorescente compacta) a sala de jantar e vai dar certo.

      Excluir
  23. Ola Boa Noite. adorei todas as suas dicas. Contudo estou em duvida quanto a algumas coisas na sala de jantar/estar. As duas sao integradas, vom 17,84 m2, pe direito 2,5m. Tenho uma parede de 6m2 com revestimento 3D e queria dar uma iluminaçao especial pra ela. Na outra parede tenho um quadro. Quantos spots seriam necessarios? e qual potencia? Na sala de estar quero um lustre de cristal embutido no gesso e sala de jantar um pendente. Qual potencia pra cada um? Me ajuda por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhavenna, tenho algumas idéias para lhe propor, mas precisarei de mais informações. Por favor me escreva através do e-mail duvidas@cidadeled.com.br e assim poderei responder-lhe com mais precisão, bem como oferecer um orçamento para que possa adquirir os artigos comigo.

      Excluir
  24. Boa noite,

    Para iluminar um quarto de 19,12m², apenas com fita de led na abertura da sanca eu consigo um resultado satisfatório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da sua expectativa, e de qual uso dará ao ambiente. Caso você aceite uma iluminação suave, vá em frente, mas se quer uma iluminação mais intensa, o melhor seria a tubular fluorescente.
      Dica: caso opte pela fita, escolha os modelos com 14,4W por metro, pois iluminam mais. Depois que instalar uma volta completa pela sanca, se sentir que ficou fraco, instale mais uma volta paralelamente a anterior.

      Excluir
  25. Bom dia. Parabéns e obrigado pelo serviço ótimo prestado.
    Por favor, se eu entendi bem como usar, minha cozinha com 3,5m x 4,0m / 14m² se usar 4 plafons de 25w de embutir estaria eu dentro do cálculo correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você está correto, com 4 plafons de 25W a iluminação ficará boa (forte).
      Observe que quando desenvolvi a calculadora online, optei por um pouco de sobra no cálculo, pois a eficiência dos produtos disponíveis no mercado varia bastante.
      Com os plafons que vendo, 3 de 25W já seriam suficientes.

      Excluir
    2. Por enquanto obrigado! Voltarei se me permitir mais adiante para calcular como distribuí-los

      Excluir
  26. Boa noite. Parabéns pela iniciativa. Sua calculadora é ótima, mas estou com a seguinte dúvida:
    Tenho uma sala/jantar integradas com 19,34 m2 e quero usar spots de embutir com 5 lampadas par20 de 8w (550 lúmens cada) distribuídos no centro da sala de estar e corredor que a integra com a sala de jantar. Nos cantos da sala/jantar quero usar 10 de 4w (240 lúmens cada). Ficará legal? Gostaria de uma luminária pendente sobre a mesa de jantar, mas não sei qual seria a potencia correta. Pode me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, grato pelos comentários. Com as lâmpadas informadas sua sala ficará bem iluminada, vai ficar legal sim. O pendente deve considerar a capacidade da mesa de jantar. Para 6 ou mais lugares, pense em um pendente grande, com 50cm de diâmetro ou superior. Via de regra, um pendente para lâmpada tipo rosca E27 com lâmpada bulbo led de 10W ficará ótimo. Se precisar de sugestão dos modelos me escreva: duvidas@cidadeled.com.br .

      Excluir
  27. Boa tarde! Parabéns pela iniciativa, bacana a calculadora!! Eu estou num dilema sobre luzes para a cozinha, que normalmente precisam ser fortes para ter uma boa claridade na hora de cozinhar. Minha cozinha é aberta para a sala (integradas), então pode ser vista da sala onde estou usando spots de led branco quente. A área da cozinha é de 12,42m² (C4,21m x L2,95m), mas a área do teto onde posso colocar as luminárias é menor: 2,90 x 2,95m. O diferente é que o teto é inclinado, fazendo uma diagonal de pé direito de 2,10m até 3,20m. O teto, os armários e as paredes são brancas, com exceção de uma que é vermelha. Eu ia fazer 2 rasgos de gesso compridos com 2 tubulares fluorescentes 1,20m de 32w, totalizando 8 lâmpadas, mas encontrei uma viga oculta transversal a 1,22m que atrapalhou os planos. Agora as opções que pensei são:
    1) Botar 3 rasgos menores no sentido transversão com as tubulares fluorescentes. - Mas tenho medo que, por ser iluminação indireta, a luz fique mais decorativa do que funcional, sabe?
    2) Trocar por luminárias embutidas de placas de led. Ou 4 unidades de 30x30cm com potência de 21w cada, ou 6 unidades de 20x20cm com potência de 18w cada. Pelo cálculo, não parecem estar sendo o suficiente. Tenho receio quanto a claridade gerada por essas placas, principalmente pq elas ficariam inclinadas, então tenho medo de alguma área ficar escura, pois o led parece gerar sombra forte. Será que usando o branco frio (4000K) seria eficiente e suficiente?
    3) Usar embutidos com fluorescentes compactas. Não sei quantas...E como teria vidro (transparente ou fosco) ou algo do gênero tampando para não vermos a lâmpada, li aqui que isso gera uma perda de 60% luminosidade...
    Enfim, não sei o que fazer. Pode me ajudar? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, ambientes especiais merecem soluções inusitadas e modernas, Tenho a solução para sua cozinha mas precisarei lhe enviar vídeo de algumas peças para sua análise. Por favor me escreva no e-mail duvidas@cidadeled.com.br.
      As suas premissas estão corretas e irei comentar: Fluorescentes tubulares ou compactas são excelentes fontes de luz quando expostas (sem plafons), mas embutidas perdem muito mesmo. Para isso os produtos em led são mais bonitos e eficientes.
      Na cozinha o principal é reforçar a luz sobre os balcões, pia e área de refeições - com iluminação direta.
      Aguardo seu contato. Decio

      Excluir
  28. Boa noite. Muito show sua calculadora. Veja minha cozinha se aprova ou sugere algo. Tem 10.31 m2 penso em fazer dois rasgos no teto e colocar lampadas fluorescentes tubulares de 40w. e na bancada colocar 4 spots de led branco de 7w cada. Ou para os rasgos vc sugere plafons? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reforçando as bancadas com spots você pode manter iluminação indireta no restante da cozinha. Se possível reforce a área da pia também.
      Quanto mais alongada a cozinha, mais bonita fica a solução com nichos para tubulares, que podem ser led ou fluorescentes.
      Ao optar por painéis led, estes poderão ser menores e em maior número, formando uma linha reta. Fica bonito e eficiente.
      Vantagem da fluorescente: um único rasgo com 1,4 metros. Desvantagem: mais manutenção e maior consumo de energia.
      Vantagem do painel led: mais fácil para instalar, perda de luminosidade praticamente não existe, menor consumo de energia. Desvantagem: não existe um modelo de painel alongado, com mais de 1 metro de comprimento.
      Opção mista: usar o rasgo com uma tubular led no lugar da fluorescente (daí você nem precisará de reator, a tubular led é bivolt direto). Qualquer dúvida ou nova idéia me contate novamente.

      Excluir
  29. Ola, meu nome é Vagner !
    Em uma igreja, tenho um total de 102 M², com 3,90 metros de altura. Em um espaço de 28 M² tenho um altar com 50 cm de altura e vários instrumentos musicais, como calcular a quantidade de lúmens?
    Na plateia tenho 74 M² com 3,90 metros de altura, como calculo os lúmens ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner, lhe recomendo calcular a área dos músicos com o padrão de sala de aula, visto que a iluminação precisará ser mais forte; para platéia use o padrão de salão de festas, que é mais suave. Ao final, para os dois casos, considere adicionar 30% de iluminação devido ao pé direito ser mais alto.

      Excluir
    2. OK, muito obrigado !! me ajudou muito !!

      Excluir
  30. boa tarde , tenho um salao de jogos no sitio de 11 x 7 com pe direito de 3 metros e telhado e madeiras tudo a mostra , estou pensando em por algumas arandelas rusticas na parede para ficar bonito qdo a luz principal estiver desligada , não sei como fazer para iluminar este salao , se uso lampadas de led tubular ou fluorecentes , me ajude por favor , e se der me informe como distribuir esta iluminação , obrigado .
    att Emerson scai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, a idéia das arandelas é muito boa. A iluminação principal poderia ser pendente com artigos retrô, ou moderna e discreta - direto no teto. Entre em contato direto comigo que lhe explico melhor -> duvidas@cidadeled.com.br , grato.

      Excluir
  31. Bom dia, estou querendo iluminar uma Igreja (evangélica) com Luminária tipo Downlight, LED, com 30w de potência. A igreja tem, 10m de largura, 30m de comprimento e 5m de pé direito. Quantas luminárias devo utilizar? Coloquei como salão de festas e segundo o cálculo, preciso de 42 luminárias. Posso me basear por essa quantidade? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode se basear no resultado, mas devido ao pé direito elevado, acrescente 30% de reforço para garantir boa iluminação no plano de uso.

      Excluir
  32. Olá, boa tarde, parabéns pela ferramenta! Estou terminando a reforma de um banheiro e não entendo de absolutamente nada.... então não consegui fazer os cálculos, até porque não sei quais lâmpadas usar... Você pode me ajudar? Quais lâmpadas usar e onde? Quantas? Vou ter uma bancada com espelho na pia... um box transparente.... paredes acho que são beges bem clarinho... chão parecido.... Quero colocar uma sanca com essas luzes.... O que você sugere.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo contato. Painéis led no centro do banheiro, e spots direcionais sobre a pia e no box são recomendados. Você poderia me enviar as medidas e/ou a planta por e-mail? Assim poderei ajudar com mais detalhes. Envie para duvidas@cidadeled.com.br

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção. Vou mandar para o seu email. Mas te agradeço antecipadamente.

      Excluir
  33. Bom dia, tenho uma Sala de TV de 3mX5m com sanca invertida. Atualmente tenho na sanca lâmpadas Tubulares T5 contornando toda a sanca. A iluminação atual é muito boa não ofuscando a visão.

    Meu eletricista instalou 12 lâmpadas de 28W que me dá o consumo de 336W. Tenho 6 dicroicas na sala que iluminam a mesma coisa e consomem 300w.

    Queria trocar as T5 por fitas de led para reduzir o consumo e pra manter a mesma luminosidade. Isso será possível ? Se sim, o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André. As dicróicas poderiam ser substituídas. Hoje temos lâmpadas led com ótima potência, até mais fortes que as dicróicas de 50W, e o consumo seria de apenas 7W por lâmpada. Já a iluminação indireta com fitas led é possível mas a luminosidade gerada cairia bastante. A fita led não é forte como as tubulares T5. Mesmo com duas voltas de fita led ficaria mais fraco. Considere essa limitação.

      Excluir
    2. Obrigado, respondeu a minha pergunta. Estava cotando passar voltas de fitas mas já desisti. Vou procurar essas dicróica mesmo. Eu preciso uma que encaixe exatamente nessas dicroicas de 50w. Alguma indicação ?

      Excluir
    3. André, vou lhe indicar duas lâmpadas bem fortes:
      A primeira é Bella, 7W, dimerizável, 3000K: Veja em http://loja.tray.com.br/loja/produto.php?loja=328484&IdProd=351&iniSession=1
      A segunda é Golden, 5W, 2700K (bem amarelada, igualzinha a cor das dicróicas): Veja em http://loja.tray.com.br/loja/produto.php?loja=328484&IdProd=323&iniSession=1
      Qualquer dúvida me escreva em dúvidas@cidadeled.com.br

      Excluir
  34. Estou projetando uma luminária utilizando fita LED da OSRAM (PL-LINE 1100-850 560x18 ) de 1100 lm.
    Como poderia simular um projeto com essa luminária no DIALUX?
    Alguém pode me ajudar ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisará encontrar as informações diretamente com a Osram. A alternativa seria encontrar uma fita led similar e utilizá-la na simulação. Eu costumo procurar no site Lumsearch.com .

      Excluir
  35. Oi! Tenho uma dúvida! Comi faz quando possui sala e cozinha integradas? Fica bom misturar a cor das luzes? Branco frio na cozinha e branco quente na sala? Não ficará estranho ao olhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for somente uma passagem ou um passa-prato não fica estranho não. Se for mais integrada que isso, pode-se optar pela temperatura de cor quente para ambos os ambientes. O resultado fica bom.

      Excluir
  36. Boa tarde, antes de mais nada, PARABÉNS PELA INICIATIVA...
    POR FAVOR, DÚVIDA: UMA ÁREA EXTERNA RETANGULAR PARA UMA ACADEMIA AO AR LIVRE MEDINDO 16m X 11m = 176m² , colocando 4 postes de 4,8m altura, EM CADA 3 LEDS DE 150W e outros 2 postes centrais, mais baixos, de 3m de altura em cada MAIS 3 LEDS DE 100W, FICARIA BEM ILUMINADO FORTE? OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que sim. Para efeito de comparação, uma quadra de tênis pode ser iluminada a partir de 800W em led.

      Excluir
  37. Boa noite ! Gostaria de ajuda para calcular quantas lampadas de led (branca) devo usar em um teto de cozinha com 24m2 e uma coifa no centro , obrigada Cida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida: Aí dependerá da lâmpada. No total, você precisará de pelo menos 140W em lâmpadas led. Então basta escolher um modelo e dividir pela potência para determinar a quantidade.

      Excluir
  38. Amigo, estou montando duas quadras de grama sintética, cada uma terá 1500 m2 e serão construídas uma ao lado da outra, colocarei refletores somente antes da primeira e após a última, com seis torres de refletores. Para se usar projetores de Led, será que conseguiria a mesma iluminação do que as tradicionais lãmpadas de vapor metálico? Encontrei até agora somente projetores de no máximo 200W de Led, com a informação de que tem capacidade de 19500 Lumens , está correto este valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, deve estar correto. O que vendo tem 15000 lm e 2 anos de garantia. A eficiência deve estar entre 70lm/watt a 100lm/watt.

      Excluir
  39. Num dormitório de 4x3m, todo branco, com iluminação mediana, seu programa sugere o uso de 3,2 lâmpadas de 100 incandescentes de 100W cada.
    Considerando-se somente o uso das lâmpadas, sem o vidro de péssima qualidade que costuma acompanhar um plafom ou coisa semelhante, não te parece meio exagerado, não?
    Não sei o que você entende por "iluminação mediana", mas tem alguma coisa muito, mas muito errada nos parâmetros do programa.
    Sugiro que, por favor, revise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou verificar esse cenário sim. Obrigado por se manifestar, isso me ajudará a corrigir problemas e manter a ferramenta mais confiável.

      Excluir
  40. Boa tarde. Tenho uma sala de 28 m2. Quantas lâmpadas de led pra iluminar de maneira que a
    Sala fique clara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, você precisará de no mínimo 90W em led - basta escolher a lâmpada e determinar a quantidade e a distribuição no ambiente.

      Excluir
  41. Olá

    tenho uma área de 6x4,20 (25m2)

    Ela será usada como sala de star e sala de jantar (sem parede as dividindo!)

    Pretendo colocar 1 plafon (quadrado e embutido) no centro da área delimitada para ser a sala de star
    e 1 Lustre no centro da área delimitada para ser a sala de jantar (acima da mesa de jantar;
    eles ficarão paralelos, na mesma direção.

    No entorno de toda essa área, colocarei os spots (e a mangueira de Led no vão).

    Vejo uma diferença enorme nos preços dos plafons e dos spots (principalmente na compra pela internet), e não sei se é devido a marca, qualidade, w... em fim

    Tenho muitas dúvidas na hora de escolher:

    - Qual modelo/marca DE SPOTS E PLAFONS é mais indicado?

    - o ideal é comprar uma quantidade maior de spots com menor de potência ou menos spots mas com potencias maiores?

    - Apartir de quanto w é indicado?

    - Qual fonte é indicado: Led, dicroica... ? dentre tantos tipos, nunca sei qual é a ideal, e a diferença entre elas!

    - Tem algum critério para compra da mangueira de Led e para o Plafon? (marca, modelo...)

    Obrigada por me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-Visite www.cidadeled.com.br e verá produtos que homologuei antes de colocar para venda, portanto, estas são as marcas que confio pois sou responsável pelo pós-venda.
      2-Depende do seu gosto. Há uma tendência hoje de maior potência individual e redução na quantidade de pontos.
      3-Para lâmpadas tipo GU10 (PAR16) potência entre 5W e 7W.
      4-Led sem dúvida, pela durabilidade e economia. São lâmpadas eficientes.
      5-Para fita ou mangueira led o maior cuidado deve ser na instalação. Um bom profissional conseguirá instalar qualquer modelo de fita led.

      Excluir
  42. Tenho uma sala comercial de 6.67x6.67 m quase 48m2. Ha 4 vitros de 80cm por 110cm , e 4 spots para lampadas, teto tem 3,30m de altura. Que lampadas usar? Loja de tecidos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a loja eu recomendo lâmpadas PAR20 - utilize a calculadora acima para determinar a quantidade, e considere acrescentar 20% sobre o resultado, devido ao pé-direito ser mais alto.

      Excluir
  43. Olá. Tenho uma sala de 8m x 4,3m com pé direito de 6m. O que muda no calculo devido à altura do teto?
    Para o caso de plafons de embutir a estimativa deve ser a mesma do calculo ou pra mais, já que eles não iluminam o teto, reduzindo o aproveitamento da luz emitida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gladson, com pé direito elevado o ideal seria calcular profissionalmente a iluminação com ajuda do fabricante - levando em conta as propriedades de luz da luminária. De forma geral, posso dizer por experiência que lâmpadas AR111 operam bem a grandes distâncias; ainda assim é recomendado adicionar um percentual da ordem de até 40% sobre o resultado da calculadora acima.

      Excluir
  44. Boa tarde!

    Uma dúvida que surgiu é:

    Qual a distancia ideal entre um spot e outro?

    E sobre seu esclarecimento anterior,
    GU10 (par16) - isso é um modelo de lâmpada Led p espots?! se for, é o mais indicado?

    Mais uma vez, Obg pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espaçamento não é uma regra, mas algo entre 80cm e 1,2m fica muito bom.
      PAR16 é o tamanho da lâmpada dicróica, com face de 50mm. Sim, este modelo de lâmpadas é para luminárias de embutir.

      Excluir
  45. Olá, boa tarde!
    Gostaria de parabenizar pelas excelentes dicas disponibilizadas.
    Caso possa me ajudar, eu estou fazendo uma loja com 31 m 2(3,76 x 8,30). Ela possui teto preto e uma altura de 2,75.
    Estou querendo colocoar 8 luminárias de led conforme o resultado da sua calculadora.
    Como devo proceder com a distribuição das mesmas?Devo fazer 2 fileiras com 4 luminárias?
    Obrigado,
    Att
    William

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá William. Sim, como a área tem formato retangular, ficará ótima a distribuição em duas fileiras com 4 luminárias cada.

      Excluir
  46. Ola. Show de bola sua calculadora. Tenho uma duvida .em uma sala de 5x5 quero instalar 12 spot com lampada gu10. Minha duvida e a seguinte: distribuo os spots uniformemente pelo forro, criando o indesejavel efeito de poluicao visual, ou posso concentrar 03 por parede sendo uma no centro da parede e duas nas laterais com mais ou menos 70 cm uma longe da outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa opção de alinhar 3 spots em cada parede cria um efeito interessante de luz indireta no centro do cômodo. Eu gosto e recomendo.

      Excluir
  47. Boa tarde! Meu quarto possui 8,64 m² (2,40 x 3,60) paredes e tetos brancos.
    Gostaria de obter uma boa iluminação, mas com economia. Qual tipo de lampada que devo utilizar?? Led ou fluorescente? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, led é a opção mais durável e econômica. Lâmpadas bulbo led são uma boa opção para troca de incandescentes ou fluorescentes. Já para casas novas, recomendo um painel led - no seu caso apenas uma peça seria suficiente para iluminar o quarto todo. Veja nesta página: http://loja.tray.com.br/loja/produto.php?loja=328484&IdProd=303&iniSession=1
      Há um painel similar para sobrepor, caso você opte por não rebaixar o teto com gesso.
      Grato.

      Excluir
  48. Muito bom essas informações, por favor tenho uma dúvida meu banheiro tem 4 m2 um plafon de embutir de 18 w leitoso é suficiente me parece tão escuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, se for plafon led será suficiente sim.

      Excluir
  49. Boa tarde…agradecia uma sugestao vossa para uma cozinha de dimensoes 3,28×3,58.
    Ao longo da dimensao maior posiciona se, de um dos lados, uma bancada de trabalho ( placa, lavatorio,bancada ) com 3,58× 0,64 e no outro lado uma bancada de apoio com 2,29 ×0,70.
    Prentedia criar uma linha de spots led encastraveis no tecto falso, em ambas as zonas de bancada, reservando a zona central para uns downlight led de maiores dimensoes, talvez dois de 18w (1800lm).
    Agradecia vosso conselho sobre o numero de spots nas 2 linhas de bancada, distancia entre eles e com lampadas de quantos watts, ou lumens.
    O tecto ficara a cerca de 2,60m do pavimento e a 1,70m do plano das bancadas.
    Pretende se uma boa iluminacao sobre as bancadas para facilitar a visibilidade de trabalho assim como uma agradavel iluminacao geral da cozinha.
    Apresento desde ja os meus cumprimentos e agradecimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plafons no centro e spots sobre as bancadas dão um resultado muito bom.
      Para calcular, insira a quantidade de spots e a potencia de cada um na calculadora acima; faça o mesmo com os plafons ou painéis led.
      O espaçamento dos spots pode ficar entre 60cm e 1 metro, mas dependerá da potência de cada um; se houver bancada de refeições, o ideal é um spot por banqueta.
      Se precisar de ajuda adicional, lhe proponho o seguinte:
      criei um produto virtual para dar mair atenção a todos que precisam definir as compras de produtos led: trata-se de um projeto com cálculo luminotécnico e planta, no qual o valor pago será convertido em produtos na loja virtual. Assim você receberá toda a assessoria, e ao final do projeto, receberá seu investimento de volta em forma de produtos. Lhe interessa? Veja mais em: http://loja.tray.com.br/loja/produto-328484-377-calculo_luminotecnico_e_planta_do_projeto

      Excluir
  50. Pretendo comprar painel led de embutir branco quente. Descobri que esse tipo de mercadoria possui primeira, segunda e ate terceira linha. Observei que existem painéis que quando acessos sua cor não fica uniforme no vidro (mais claro na borda branca do metal escurecendo para o centro). Pretendo compra-los pela internet. O que devo verificar junto ao vendedor para que o modelo apresente luz uniforme em toda a extenso do vidro quando acesso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho observado que é bem relativo essa definição de primeira e segunda linha. Algumas vezes me parece mais argumento de venda do que argumento técnico. Suspeite por exemplo de um produto com muita eficiência, mais de 100 lúmens por watt, pois a durabilidade pode ser comprometida para obter tal eficiência. Ainda não me deparei com produtos que apresentem diferença de uniformidade, mas recomento o básico: uma loja e/ou um produto no qual você confie.

      Excluir
  51. Amigo, obrigado pela informações e excelente calculadora. Contudo , seguindo a calculadora, coloquei no banheiro de 4.5 metros quadrados (1.5 x 3.0) uma lampada de leds soquete E27 de 16 watts e minha esposa reclamou que ficou muito claro. Eu acho que por ela emitir luminosidade em 360 graus o teto branco funcionou com refletor gerando uma sensação de excesso de luminosidade. Tive que trocar por uma de 12 watts para ficar menos desconfortável, fugindo a regra de aprovação da calculadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além das características por você explicadas, ainda existe a percepção individual que varia bastante. Ainda assim, obrigado pelo comentário, pois ajudará a manter a calculadora sempre adequada para a maioria das pessoas.

      Excluir
  52. Bom dia. Gostaria de tirar uma duvida: Minha cozinha tem 11 metros quadrados, e pela calculadora vou gastar 71 watts de led. Se fosse lampadas incandescente seria 650 watts. Essa necessidade está correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! 55 led já seriam suficientes. Veja que atualizei a calculadora e as necessidades luminotécnicas para a cozinha foram ajustadas. Grato.

      Excluir
  53. Bom dia. Gostaria de tirar duas duvidas. Primeira :Minha cozinha tem 11 metros quadrados e pela calculadora necessita de 72 watts de led. Já com a lampada incandescente necessita de 650 watts? Não vai ficar sobrecarregado de luz? Segunda duvida: como considero áreas de jardim externo e jardim de inverno ? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 500W incandescentes seria suficiente, após ajuste.
      Jardins externos e de inverno são específicos, nesse caso uma entrevista para determinar o tipo de uso do jardim se faz necessária.
      Eu criei um produto virtual para dar mair atenção a todos que precisam definir as compras de produtos led: trata-se de um projeto com cálculo luminotécnico e planta, no qual o valor pago será convertido em produtos na loja virtual. Assim você receberá toda a assessoria, e ao final do projeto, receberá seu investimento de volta em forma de produtos. Lhe interessa? Veja mais em: http://loja.tray.com.br/loja/produto-328484-377-calculo_luminotecnico_e_planta_do_projeto

      Excluir
  54. BOA TARDE. ÓTIMO CONTEÚDO, ESTÃO DE PARABÉNS! ESTOU COM UMA DÚVIDA, PELOS CÁLCULOS FEITOS LOGO ACIMA, CHEGUEI NO RESULTADO DE OFERTA COM 59400 LÚMENS. A DEMANDA SERIA DE 3830 LÚMENS. ESSA DIFERENÇA É EXAGERADA? CAUSARÁ ALGUM DESCONFORTO?

    DADOS:

    AMBIENTE: SALA DE ESTAR
    ÁREA: 16,85
    PÉ DIREITO: 2,60

    ILUMINAÇÃO :
    1 PLAFON CENTRAL : 8XG9 40W
    PAR20 : 2X50W (EFEITO NA PAREDE, PERIFÉRICAS AO PAINEL DA TV)
    AR111: 3X50W (EFEITO NA PAREDE)
    AR111: 3X50W (EFEITO PAREDE POSTERIOR DA SALA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Desculpe-me pela demora em responder, mas devido a grande quantidade de dúvidas recebidas recentemente, eu criei um produto virtual para dar mair atenção a todos que precisam definir as compras de produtos led: trata-se de um projeto com cálculo luminotécnico e planta, no qual o valor pago será convertido em produtos na loja virtual. Assim você receberá toda a assessoria, e ao final do projeto, receberá seu investimento de volta em forma de produtos. Lhe interessa? Veja mais em: http://loja.tray.com.br/loja/produto-328484-377-calculo_luminotecnico_e_planta_do_projeto

      Excluir
  55. Suas dicas estão sendo muito valiosas, mas ainda tenho algumas dúvidas! Tenho uma área de 47m2 (hall de entrada, sala estar/tv e sala de jantar, integrados) com pé direito de 2.80. Estou rebaixando o teto com gesso e já deixei 19 pontos para spot de led. Além destes, deixei mais um ponto no hall (pensei em plafon de embutir com led 9w), um ponto no centro da sala de estar/tv (talvez um plafon de 50x50) e um pendente sobre a mesa de jantar, mas ainda não decidi. Estou com dúvida na quantidade de lampadas e potencia, para uma boa iluminação.Me ajude, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Desculpe-me pela demora em responder, mas devido a grande quantidade de dúvidas recebidas recentemente, eu criei um produto virtual para dar mair atenção a todos que precisam definir as compras de produtos led: trata-se de um projeto com cálculo luminotécnico e planta, no qual o valor pago será convertido em produtos na loja virtual. Assim você receberá toda a assessoria, e ao final do projeto, receberá seu investimento de volta em forma de produtos. Lhe interessa? Veja mais em: http://loja.tray.com.br/loja/produto-328484-377-calculo_luminotecnico_e_planta_do_projeto

      Excluir
  56. Infelizmente, as lâmpadas de leds vendidas atualmente (quase todas chinesas) são muitos ruins e com poucos lúmens . Comprei dois plafons de leds 15w que transmitem a metade da luminosidade de uma fluorescente compacta de 20w.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 99% das lâmpadas led são produzidas na China. Algumas são excelentes, outras deixam a desejar. O mercado ainda não tem regulamentação, e portanto a escolha do fornecedor é importante, para auxiliar nas compras e prestar um suporte adequado.

      Excluir
  57. Boa tarde. As dicas colocadas nesse blog são excelentes. Parabéns. Estou querendo fazer a iluminação de uma sala de estar com 19m2 (3,8X5,0), com pé direito de 2,9m. Minha ideia é colocar dois plafons de led de embutir no centro dos forros e spots de led nas bordas do forro de gesso. Estou na dúvida da quantidade de lâmpadas e potência. Pretendo utilizar uma iluminação branco quente. Também poderia ser branco frio para as lâmpadas do centro e branco quente para as das bordas. Me ajudem, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a calculadora acima você conseguirá simular esse cenário, e determinar quantas lâmpadas e spots precisará. Seu conceito é muito interessante e totalmente aplicável, siga em frente. Como dica para um pé direito mais alto, considere usar algumas lâmpadas AR111 e/ou PAR20. Caso precise de ajuda profissional, avalie a proposta que tenho, neste link: http://loja.tray.com.br/loja/produto-328484-377-calculo_luminotecnico_e_planta_do_projeto

      Excluir
  58. Bom dia, muito boa a calculadora, mas estou com duvidas ainda, estou querendo iluminar um quadra de tenis de 800m quadrados com refletores de led, mas não sei o que seria suficiente para ficar bem iluminado, pensei em colocar 14 refletores de 200w 19000 lumes, sera que suficiente? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, 14 a 16 refletores led de 200W para regime de competição (amador); se for apenas recreativo, de 10 a 12 refletores devem suprir a necessidade. Para uso profissional precisa ser mais forte.

      Excluir
  59. Olá, tudo bem? Então fiz o calculo para uma loja de alimentos com o teto escuro e as paredes claras, mas achei que deu um resultado muito exagerado. A loja tem 12m² (3mx4m) e deu 15 lampadas de LED de 7W. Gostaria da sua opinião sobre isso. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O padrão loja que adoto é forte, mas se a intenção for uma loja com iluminação suave, há uma margem para redução. Observe ainda que se o teto e as paredes fossem brancas, a quantidade de lâmpadas reduziriam bastante.

      Excluir
  60. Boa tarde Amigo! PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO TRABALHO E AJUDA PELA INFORMACOES.
    Possuo uma sala dois ambiente sendo primeiro com 2.6 x 2.6 m2 e segundo com 2.6 x 3.6 m2 sendo que cada ambiente contem 01 lustre com 04 lampadas led Gu 10 ou dicroicas. Minha duvida é ? No caso consigo atingir uma iluminacao adequada forte (alta) para cada ambiente já que essas lampadas sao focadas para baixo e NAO POSSUO NENHUMA outra lampada nos cantos da sala? Grato pela ajuda e fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A iluminação ficará boa sob os lustres, e fraca nos pontos mais distantes. Uma das formas de atenuar essa situação é utilizar luminárias de piso, abajures, ou fica led ao redor da tabica do gesso, se houver.

      Excluir
  61. Boa noite amigo. Parabéns pela fonte de informação. Irei divulgar com certeza.
    Estou reformando uma residência e tenho os seguintes ambiente:
    Sala de estar integrada a sala de jantar: Retangular de 15 mts quadrados
    >Gosto de uma luz média. Nesta sala pretendo ter 9 spots de led divididos pela sala, um plafon com 4 lampadas para iluminação na sala de estar e um lustre de cristal com lampadas halopim. Todos em branco quente 3000 k. Sera que estou certo ou preciso mudar algo?

    No banheiro de 5 mts gostaria de spots e uma luz clara. Como posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, está tudo certo. Caso você ainda não tenha comprado os ítens, a única mudança que recomendo é utilizar painel led ao invés de plafon com lâmpadas.
      Para banheiros, é bom combinar spots e painéis - você pode colocar painéis na área central, e spots nas áreas de pia e box.

      Excluir
  62. Bom dia!
    Eu tenho um quarto de 13 m2. Também o uso como escritório. Qual sera a quantidade de luz/lumens/watts por lampada que terei de ter?
    No quarto só tenho um candeeiro com três lâmpadas.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em média 40W led seria suficiente nesse caso. Se houver uma mesa ou bancada, coloque spots para iluminá-la. Boa sorte no projeto.

      Excluir
  63. ötimo recurso para nós leigos. Meu projeto luminotécnico é todo com lampadas fluorescentes, e estou tendo muita dificuldade em converte-las para modelos em LED, por conta da intensidade/eficiencia luminosa geral. Voce possui algum conversor ou tabela comparativa entre as lampadas? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tubular led já foi feita de forma a substituir a fluorescente com a mesma capacidade luminosa. Assim, uma tubular led de 18W com 120cm substituirá a fluorescente de 32W a 40W, já a tubular led de 9W com 60cm substituirá a fluorescente de 16W a 18W.
      Já a fluorescente compacta varia de acordo com o fabricante, tipo de luminárias, etc. Não é tão simples, vai muito da experiência.

      Excluir
  64. Bom dia, estou orçando a troca dos refletores do campinho do condomínio onde moro. Ele tem 24m x 13m (312m²). São 4 postes de aprox. 20m de altura. Qual potência você me recomenda? Pensei em colocar 4 de 50w, será que atende?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calculo que sejam necessários 800W (total) em led para essa área, considerando fins recreativos. Com a tolerância, no mínimo 500W, senão vai ficar escuro.

      Excluir
    2. Olá, bom dia! Faço de cada elogio,acima, minhas palavras...
      Vi nos comentários situações parecidas com a minha e obtive algumas respostas ... Mas tenho uma dúvida.
      Situação:
      Igreja_ antigo galpão
      850/1350 ~120m2... PD. ~4m paredes claras. Temos um painel de madeira atrás do palco em toda sua extensão...
      Queremos colocar lâmpada tubular de led MORNA...Fiz os cálculos aqui e com base na suas respostas, acrescentei 30% no resultado...
      Então Eis aqui minha pergunta... A lâmpada morna influência no resultado?
      E 30% pra PD ~4m tá bom?
      Obrigada!😉

      Excluir
    3. Pâmella, a lâmpada em 3000K tem um rendimento ligeiramente inferior, e considerando o pé direito elevado, recomendo considerar 50% de reforço neste caso, ok? (mudar de 30% para 50%).

      Excluir
  65. Bom dia!!parabens pelo post!!excelente!! Tenho uma varanda de 9,75m2!! Quero colocar 5 spots leds de 3w cada um, sendo 3 em um lado e 2 no outro lado da varanda iluminando um quadro!! Quero colocar tbm 2 plafons leds de 6w cada um, no meio!! Gostaria de uma iluminação aconchegante!! Projeto está bom ou como poderia melhorar?!!Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, vai ficar ótimo. Vá em frente e depois nos conte o resultado.

      Excluir
  66. Bom dia. Como dimensionar a iluminação de uma área externa de uma piscina, deck e seu entorno, com refletores led? A área total tem cerca de 50 m2. Pensei em 2 x 50w ou 1 x 100w. É adequado, muito ou pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Área externa é mais difícil do que parece. Dependerá de muitos fatores. Eu começaria com 2 refletores de 50W, e incrementaria de acordo com o seu gosto pessoal. Artigos complementares, tais como balizadores, postes e espetos de solo, devem ser avaliados também.

      Excluir
  67. Boa tarde, tenho uma drogaria com aproxidamente 85 metros quadrados e com a iluminação de 12 lâmpadas fluorescentes tubulares de 110w cada. Quero fazer a mudança pra led, como o forro é de pvc descartei os painéis grandes por serem muito pesados. Pensei em colocar 24 luminárias de 25w ou 32w, qual seria mais indicado? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, recomendo-lhe 26 peças com 25W cada.
      São peças fáceis de encontrar, e com bons resultados de eficiência e durabilidade.
      Alguns modelos de 32W com a mesma medida de 30cm X 30cm apresentam durabilidade reduzida.

      Excluir
  68. Ola boa noite, estou construindo uma casa e gostaria de sua ajuda pra especificar qual luminária (w) modelo plafon ficaria ideal para um quarto de casal 12 m² , quarto solteiro 10 m² , cozinha 10 m², sala com 20 m² e banheiro com 4 m² ? e se possível me manda o link dos seus produtos desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tenhos todos os produtos necessários para seu projeto, consulte a loja virtual em www.cidadeled.com.br ; lá também você encontrará o produto virtual que contém o cálculo luminotécnico profissional que inclui a planta final para seu projeto. Adicionalmente, na página de contato, você encontrará o e-mail para falar diretamente comigo. Grato.

      Excluir
  69. Boa noite! Tenho uma dúvida quanto a utilização das cores dos spots de led. Minha dúvida é se num ambiente como a cozinha por exemplo em que se indica leds branco frios, pode também ser utilizado spot branco quente ou morno para iluminação indireta (por exemplo para dar destaque em cima do revestimento da coifa) ou se próprio branco frio se presta para esse fim... Desde já grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, pode sim, até porquê algumas peças de decoração são encontradas somente na temperatura de cor branca quente. Contudo, eu comercializo muitas lâmpadas mini-dicróicas e G9 na temperatura de cor branca fria, justamente para decoração de banheiros e cozinhas, mantendo o padrão frio. Cabe destaque que esta é a abordagem mais comum.

      Excluir
  70. Boa noite. Antes de mais nada parabéns pelo site.
    Estou com uma pequena dúvida. Vou substituir a iluminação de minha sala de trabalho. São duas luminárias com duas lâmpadas fluorescentes de 32w cada, ou seja, 4 lâmpadas. Posso substituir por 4 lâmpadas led de 18w, ou seria melhor lâmpadas mais potentes? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro, via de regra a troca de tubulares fluorescentes por T8 Led é direta, ou seja, colocando a T8 Led de 18W ficará bom sim.

      Excluir
  71. Fiz o cálculo porém achei um pouco exagerado, vou reformar a minha cozinha e gostaria de migrar a iluminação para Led embutido no gesso, são 12 metros quadrados, quando aos armários existem apenas armários na altura do chão, nada aéreo. O que você indicaria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huds, o cálculo para a cozinha é bem mais rigoroso do que para outros ambientes. Recomendo luz forte. Alternativamente, você pode reforçar as áreas de trabalho (pias, balcões) e atenuar o restante, diminuindo assim o total, ficando mais adequado ao seu gosto pessoal. Recomendo painéis led nas áreas centrais, opcionalmente spots led conjugados ou spot para lâmpadas GU10 Dicróica e/ou PAR20 sobre as áreas de trabalho.

      Excluir
  72. Gostaria de saber oque dura mais as placas embutidas ou lampadas leds. Estou em duvida se uso na cozinha e banheiros paflon embutido acrilico que ja vem com a placa led ou se opto por par 20 e spot para gu10 para usar embutidos nessas peças...pois são pequenas e acho que as placas geram certo desperdicio perda de luz que fica acima enquando os spots repassam toda a luz gerada. Me orienta qual geralmente dura mais placa ou lampada led??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, eu gosto muito de painéis e spots, e entendo que cada um cumpre um papel diferente. Uso painéis nas áreas centrais, e spots na periferia dos cômodos (para destaque) - ou sobre pias e balcões. Sendo de boa procedência, a durabilidade é similar.
      Creio que a impressão de perda é porquê nos painéis o ângulo de abertura é amplo, já nas lâmpadas e spots o ângulo é fechado, dando a impressão de ser bem mais forte.

      Excluir
  73. Boa noite, estou projetando um escritório de 11m quadrados. Para isso coloquei 8 dicroicas led de 5W e uma luminária de embutir siena 2x32W em cima da mesa. Será que essa quantidade de luminárias é suficiente para ficar bem iluminado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lorena, a iluminação ficará boa.

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno Cidade Led! Vocês são ótimos!

      Excluir
  74. Boa Noite ! Estou construindo um ambiente de 12x12m no qual trabalharei com lavagem e polimento automotivo , e para que o serviço fique de perfeita qualidade eu preciso de uma boa iluminação.(Obs: o ambiente será totalmente fechado de paredes) . oque vc me indica amigo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thales, vá com tubulares led - sem dúvida o melhor resultado com o melhor custo benefício. E dadas as características de seu negócio, recomendo também calhas hermeticamente fechadas - não acumulam pó e protegem da umidade.
      Boa sorte!

      Excluir
  75. Bom dia.
    Estou comprando 3 spot led para colocar acima da TV. Eles ficarão 2 nas pontas e 1 no centro.
    Qual a temperatura de cor mais recomendada? De quantos W?
    Minha sala tem 10 m2 e terei a iluminação central com 3 lampadas de 12 W Quente.
    Obrigado.
    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, prefira 3000k com potências de 1W a 3W para essa região. Cuidado com este que ficará no centro, pois causará reflexos na tela da TV.

      Excluir
  76. Bom dia,
    Favor informar tipo de iluminação ideal, ou seja luz "branca quente" ou "branca fria", para um salão de festas residencial com churrasqueira e área de 49 m2.
    Grato
    Flávio Afonso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, recomendo a opção com temperatura de cor quente, ou seja, 3000k. Cabe ressaltar que a lâmpada dentro da churrasqueira, se houver, precisa ser incandescente com bulbo de vidro com 40W ou 60W.

      Excluir
  77. 10 led's de 1,5w cada iluminarão bem um ambiente de 13,2 m2 da sala (sendo que são 4m de comprimento x 3,3m de largura), ficando os spots distribuidos (4 em cada lado do comprimento e 1 em cada lado da largura) de forma padronizada, com a mesma distancia um do outro. Ou tem que ser mais potentes esses led's? Tipo 3w ou 5w... pois quero uma iluminação fria, mas apenas o suficiente, não muito forte... pois além dos led's terá um lustre central e fita rgb de led na sanca... mas quero independetes... que se ligado apenas os led's dos spots, tenha uma boa luminosidade... aguardo... obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, 10 leds (lâmpada ou spot conjugado) com 3W ficaria melhor - o suficiente para iluminar o ambiente de forma suave.

      Excluir
    2. Com spot conjugado... ok, obrigado pela dica... no barzinho que irei fazer colocarei 3 spot com led de 1,5w dai né, para ficar uma luz mais amena, tendo em vista que ficará apenas a 1m acima do marmore... abração!!! Depois mostro as fotos com os resultados!!!

      Excluir
  78. Parabéns pelos esclarecimentos prestados pelo site, realmente ele é muito eficiente!! A calculadora foi uma iniciativa extraordinária!!
    Eu persisto com algumas dúvidas no entanto, sobre o seguinte. Tenho uma sala com 4x8m e dois pontos de luz ao longo do seu comprimento. Atualmente uso dois plafons com duas lampadas fluorescentes cada. Pensei em substituir a iluminação atual por dois trilhos na tentativa de distribuir melhor a luz, para valorizar o ambiente e principalmente ganhar mais conforto. Encontrei um trilho com 2m de comprimento e 5 lampadas GU-10, com capacidade para 5w cada, mas como essas lampadas são focais (pelo que entendi as GU-10 são lampadas focais, não é isso?), não sei se servem para iluminar todo o ambiente e substituir a minha iluminação atual. Gostaria de saber se as GU-10 podem substituir a minha atual luz de teto ou se elas servem somente de apoio, pra destacar algum objeto no comodo. Nos meus planos, eu colocaria dois trilhos na sala (substituindo os dois plafons) com 5 lampadas GU-10 de 5w cada. Funcionaria??
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela. Sim, siga com essa idéia pois o ambiente ficará moderno e agradável. Você poderá direcionar os spots para pontos de interesse e dessa forma distribuir a iluminação. Boa sorte, e conte-nos os resultados.

      Excluir
  79. Boa tarde, seu site está de parabéns!
    Tenho uma sala de estar conjugada com jantar de 19,05 m². Pretendo colocar um painel led 25W em cima do sofá e um pendente de 15Wem cima da mesa de jantar, na lateral das 2 paredes da mesa e do sofa serão 6 spots super led de 5w, 3 em cada parede. No entanto ha 2 portas, uma de cada lado da parede na diagonal onde ficarao os spotsl. Gostaria de saber se essa iluminaçao é suficiente e se devo considerar as portas e alinha-los no centro do comodo ou na diagonal? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, a iluminação é suficiente sim. Para o posicionamento dos spots, geralmente basta dividir o comprimento total e dividir em medidas iguais, deixando os spots com a mesma distância entre eles. Feito isso, se os spots ficam próximos da parede, imagine como ficaria o desenho da luz quando acesa (aquele desenho em V invertido). Bacana seria se o(s) desenho(s) de luz ficasse(m) centralizado(s) na parede ou na porta.

      Excluir
  80. Bom dia , gostaria de saber se 10 refletores de 50w de led dá pra iluminar bem uma área de 500m quadrados sendo que a altura do telhado é de 7m.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberval, o resultado final será uma iluminação fraca. Para você ter uma idéia, para uma quadra de esportes com 200m, recomendo 800W em led. Portanto, para 500m você precisaria de algo em torno de 2000w.
      Claro que tudo depende do uso do local; se for uma garagem ou estoque de caixas grandes, podemos admitir uma iluminação fraca.

      Excluir
  81. preciso posicionar paineis de led de 18x18 com 18w em um gesso, gostaria de saber qual a distancia minima entre eles,
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeisa, o limite é a sua criatividade. Pode deixá-los próximos para manter a iluminação forte no centro e suave próxima das paredes, eu distribuir de forma equidistante para uniformizar a luz (esta é a opção mais tradicional).

      Excluir
  82. Boa Noite! Parabéns pelo trabalho e iniciativa de ajuda!
    Me interessei muito em colocar painéis de Led no meu apartamento mas ainda não vi pessoalmente nenhum instalado,e tenho a dúvida se eles realmente são bons em iluminação? Se com um painel conseguirei o mesmo desempenho de uma lâmpada fluorescente?Tipo abranger uma maior area. E segundo, vejo você recomendar muito a utilização de spots Led PAR20, qual a diferença deste em relação ao spot comum de led? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Painéis led são muito bons sim, muito superiores aos plafons com lâmpadas. E a relação custo-benefício é uma das maiores dentre os produtos led. A PAR20 é maior, um pouco mais forte e imponente se comparada a uma dicróica GU10. Geralmente cumpre o papel de iluminação principal, ou central, e as dicróicas iluminam a periferia, destacando as paredes. Spot led conjugado, por sua vez, tem uma ampla faixa de utilização, e vários tamanhos.

      Excluir
  83. Olá, fiz o cálculo para sala de escritório 40m² com 6 lâmpadas led 48w, o resultado foi perfeito. Porém, a sala tem pé direito de 6m, isso não foi considerado em nenhum momento, essa informação altera o resultado, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, sim o pé direito direito altera o resultado. Especialmente para escritório, onde o que importa é a iluminação na altura das mesas (plano de uso). O correto é o fabricante da luminária informar esta 'perda', mas estimo que você deva considerar um acréscimo de 30% a 40% na oferta de luz.

      Excluir
  84. Parabéns, exclente ferramenta. Dúvida: se o tipo da iluminação led não é importante, como no caso em que ficará dentro de uma luminária, qual a relação de rendimento entre os diversos tipos existentes? Bulbo com fita, Corn bulb, etc. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, entre corn e bulbo, eu prefiro a bulbo, mesmo quando fica deitada dentro de uma luminária. E para a bulbo, quando maior for a área que emite luz (ou seja, quando menor for o pescoço da lâmpada), melhor.

      Excluir
  85. Bom dia ,quero um conselho tenho uma sala de 60 metros quadrados um quarto 25 metros quadrados e um banheiro de 12 metros quadrados desculpe minha incompetência . Você pode me explicar qual seria o watt para colocar . Obrigada

    ResponderExcluir
  86. Faça assim: calcule um ambiente de cada vez. Selecione o tipo e depois preencha o campo com a área. No passo 2, na linha led, simule um quantidade qualquer, e no campo da potência, comece com 5W (potência mais comum das lâmpadas led tipo dicróica). O resultado final indicará se faltam ou sobram lâmpadas, daí é só ir ajustando.
    Coloque quantas lâmpadas e de quantos modelos desejar.

    ResponderExcluir
  87. Olá..muito boa sua ferramenta, fiz a simulação para minha varanda 23m quadrados. Instalei 5 spots par 20 let de 6w. Cor 2700k.350lúmens Achei que ficou muito claro embora na sua simulação, a oferta ficou menor que a demanda. Está certo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, obrigado pelo comentário. Nesse caso recomendo dividir em circuitos de forma a você acender parcialmente o ambiente. Em uma ferramenta de uso público, é melhor sobrar do que faltar, mas eu vou considerar sua opinião para ajustar a ferramenta.

      Excluir
  88. Olá, preciso calcular a quantidade de refletores Led 200w q serão usados em área externa, campo de futebol, 28x48, com 3 postes de 8m de altura de cada lado, sendo um ao centro do campo e ou outros 12mt a direita e 12mt a esquerda de cada lateral do campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grosso modo, calculo algo entre 18 a 26 peças. Recomendo instalar o mínimo e ir adicionando até atingir um bom resultado para a sua aplicação.

      Excluir
  89. Tenho um mini campo 16x32 mm e estava querendo iluminá-lo com LEDs 200 w 18 mil lúmens, e disponho de postes de 5 m de altura. Saberia me informar quantos LEDs seriam necessários ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, de 6 a 10 refletores, sendo 6 para recreação, 10 para clube. Tenho esse produto, caso queira cotação fale comigo em projetos@cidadeled.com.br.

      Excluir
  90. Respostas
    1. Obrigado pelo apoio. Esperamos que o site seja útil para outras pessoas assim como foi para você.

      Excluir
  91. bom dia, tenho um projeto para auditório de escola com pé direito 5,5 m e querem colocar lâmpadas de led, poderia me ajudar a resolver, área 322 m2

    ResponderExcluir
  92. Parabéns pelo blog !!! Gostaria de um conselho, tenho uma sala de 7,2 comprimento X 4,25
    Largura ( 30,6 M² ), a mesma esta com 2,9 altura, minha ideia seria
    colocar 6 spot de led em cada parede lateral ( as paredes de 7,2 ),
    sendo que iria colocar os spots a cada 90 cm de intervalo entre eles,
    como estou buscando uma iluminação fraca, onde os spots seria apenas
    para um detalhes nas paredes, a iluminação principal será por lustre,
    tenho dúvida se compro led de 3W ou 5 W ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, pela sua descrição e objetivos, você poderá optar por lâmpadas ou spots de 3W. Veja que a iluminação mais fraca na parede proporcionará um visual mais bonito, pois haverá o contraste entre luz e sombra. Quando você precisar de iluminação complementar, é só acender o lustre.
      Observe que para um pé direito de 2,90m recomendo uma lâmpada com ângulo mais fechado - dê uma olhada na minha loja virtual e procure pela lâmpada sct 3w.

      Excluir
  93. Boa tarde, meu nome Silvania
    Tenho uma sala de estar de 5.10 x 2.80mmm, estou com 8 lâmpadas de led dicrótica gu10 da brilia de 5 w para dispor e 2 rolos de fita de lad de 5m cadaequivalente a 72 watss cada para inserir na sanca retangular (centralizado). É a ilumaçao correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvania, sua iluminação está correta.
      Veja que somente com as lâmpadas você conseguirá iluminar a sala. A fita led ficará como complemento, seja para reforçar a iluminação, seja para alterar o cenário criando um ambiente relaxante.

      Excluir
  94. parabens pelo trabalho! me ajudou muito! obrigado

    ResponderExcluir
  95. Olá!
    Chega ser até difícil de acreditar que, vc disponibiliza uma ótima ferramente e alem disto, ainda responde com td carinho e atenção as perguntas lhe feitas! Parabéns!
    Assim, vou arriscar em um auxilio também, no qual estou com muita duvida.

    Estou comprando a iluminação da minha nova casa, porem, a minha maior duvida é: o que utilizar no rasgo do gesso, para iluminação indireta: fita de led ou t5? Os rasgos seriam nos quartos,sala de estar, circulação e cozinha. Gosto do tom quente para ambientes exceto cozinha. Mas estou numa duvida cruel em qual me fornecera melhor luminância.Poderia me ajudar?
    Obrigada! Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, obrigado por seus comentários.
      Melhor citar vantagens e desvantagens para você ponderar:
      T5 e T8 são mais fortes, produzem uma intensidade de luz maior, são fáceis de substituir em caso de queima. Contudo, você ficará restrita às dimensões da lâmpada, o nicho do gesso precisará ser mais profundo para esconder a lâmpada, e nos intervalos entre uma lâmpada e outra fica uma área escurecida.
      As fitas led são mais versáteis no tocante ao tamanho, visto que podem ser cortadas na medida desejada. E podem ser instaladas em sancas mais estreitas. Contudo, são mais fracas (em termos de iluminação) e mais suscetíveis a defeitos (as fontes 12v disponíveis no mercado deixam a desejar) e dependem de um profissional para instalação e para manutenção em caso de problemas.

      Excluir